AMBIÊNCIAS HÍBRIDAS-FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ONLINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2018.30589Palavras-chave:
educação online, desenho didático, ambiências híbridas-formativas, formação, autoria, e docência.Resumo
Este artigo – teórico – problematiza as noções de educação online (EOL), desenho didático em ambiências híbridas-formativas, formação, autoria e docência, a partir da cena sociotécnica emergente conectada em rede, que denominamos de cibercultura. Apostamos na EOL como um dos fenômenos da cultura contemporânea em rede, discutindo os desdobramentos de suas fases e de seus fundamentos e tencionando que essa modalidade de ensino exige metodologia própria, práticas educativas contextualizadas e docência voltada para a interatividade e colaboração. Por fim, partimos do pressuposto que o papel da docência é fundamental na EOL, ela é responsável não só pelo processo de mediação entre o objeto a ser conhecido e os/as cursistas, como também por todo o processo formativo, atuando nas problematizações em sala de aula, promovendo autorias e partilhas de experiências e na ampliação dos reportórios culturais e de conhecimentos.Downloads
Publicado
16-03-2018
Como Citar
RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de; SANTOS, Rosemary dos. AMBIÊNCIAS HÍBRIDAS-FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ONLINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM TEMPOS DE CIBERCULTURA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–13, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.30589. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/30589. Acesso em: 21 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigo Fluxo Contínuo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).