AUTOETNOGRAFIA: ESSE TAL DE ROQUE ENROW OU O QUE PODEMOS (DES-)APRENDER COM ELA?
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.89266Palavras-chave:
Autoetnografia, Formação de Professores, DecolonialidadeResumo
O presente artigo objetiva debater a autoetnografia como metodologia de pesquisa e escrita auto-crítica (Takaki, 2020) marcada pela reflexividade (Jones et al. 2013; Ono 2021) e situada no campo da formação de professores de língua inglesa no Brasil (Pardo, 2019). Mais especificamente, a autoetnografia aqui é compreendida enquanto práxis decolonial e subjetificadora (Autora, 2023) ao ser narrada em primeira pessoa, enfatizando alguns dos processos de constituição identitária e profissional desta pesquisadora, docente e autora. Nesse sentido, coloca-se em xeque alguns dos pressupostos científicos concebidos pela ciência moderna, questionando a colonialidade do saber (Lander, 2005; Mignolo, 2017) e da formação acadêmico-científica praticada em seu lócus de enunciação (Menezes de Souza, 2019). Por meio de epifanias e registros documentais textuais, busca-se ilustrar e discutir a escrita autoetnográfica por meio de reflexões empíricas e decoloniais que favoreçam à formação crítica de formadores/as (Monte Mor, 2018), bem como de pesquisadores/as e estudantes no campo da linguística aplicada crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).