PRAXIOLOGIAS (DE)COLONIAIS EM CENÁRIO DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS: OLHARES AUTOETNOGRÁFICOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA(GEM)S
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.89467Palavras-chave:
Inglês para Fins Acadêmicos.Resumo
A língua inglesa desempenha hoje um poder inestimável em todo o mundo, sendo entendida por muitos como língua franca e/ou língua colonizadora. É neste cenário que o projeto Inglês para Fins Acadêmicos (Ifa), lotado dentro do programa Rede Andifes e desenvolvido em uma universidade federal brasileira, se encontra. O foco do programa é oferecer, a docentes, técnico-administrativos e estudantes de pós-graduação da universidade, cursos em inglês voltados a temas acadêmicos, tendo também como objetivo a formação de professores-bolsistas, partindo de temas como inglês para fins específicos/acadêmicos, material didático e sua complexidade, educação linguística, dentre outros. É extremamente complexo, contudo, pensar em educação crítica e decolonialidades quando o programa já nasce obedecendo a uma normativa global, isto é, seguindo a necessidade de espalhar e desenvolver a língua inglesa e tudo o que ela representa. Neste sentido, este estudo duoetnográfico busca pensar como as (de)colonialidades se fazem presentes nas práxis de um professor-bolsista e uma professora-formadora do programa, oferecendo, assim, questões que provocam não só reflexões acerca das praxiologias dos autores, mas da própria existência de programas como o pesquisado. Neste trabalho, compartilhamos algumas experiências no contexto de inglês para fins acadêmicos, analisamos trechos de um material didático elaborado por um dos autores e buscamos construir e reconstruir sobre nossas vivências na tentativa de valorizarmos perspectivas locais.
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