PRAXIOLOGIAS (DE)COLONIAIS EM CENÁRIO DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS: OLHARES AUTOETNOGRÁFICOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA(GEM)S

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2025.89467

Palavras-chave:

Inglês para Fins Acadêmicos.

Resumo

A língua inglesa desempenha hoje um poder inestimável em todo o mundo, sendo entendida por muitos como língua franca e/ou língua colonizadora. É neste cenário que o projeto Inglês para Fins Acadêmicos (Ifa), lotado dentro do programa Rede Andifes e desenvolvido em uma universidade federal brasileira, se encontra. O foco do programa é oferecer, a docentes, técnico-administrativos e estudantes de pós-graduação da universidade, cursos em inglês voltados a temas acadêmicos, tendo também como objetivo a formação de professores-bolsistas, partindo de temas como inglês para fins específicos/acadêmicos, material didático e sua complexidade, educação linguística, dentre outros. É extremamente complexo, contudo, pensar em educação crítica e decolonialidades quando o programa já nasce obedecendo a uma normativa global, isto é, seguindo a necessidade de espalhar e desenvolver a língua inglesa e tudo o que ela representa. Neste sentido, este estudo duoetnográfico busca pensar como as (de)colonialidades se fazem presentes nas práxis de um professor-bolsista e uma professora-formadora do programa, oferecendo, assim, questões que provocam não só reflexões acerca das praxiologias dos autores, mas da própria existência de programas como o pesquisado. Neste trabalho, compartilhamos algumas experiências no contexto de inglês para fins acadêmicos, analisamos trechos de um material didático elaborado por um dos autores e buscamos construir e reconstruir sobre nossas vivências na tentativa de valorizarmos perspectivas locais.

Biografia do Autor

Douglas Freitas dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018) e especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade de Ensino de Minas Gerais (2023). Atualmente é professor de inglês do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cariacica. Também trabalha no programa Inglês para Fins Acadêmicos da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: elaboração e trabalho com material didático, ensino de línguas para fins específicos, educação linguística, decolonialidades, representatividades, sala de aula e escrita criativa. Como escritor de ficção, autopublicou sua coletânea de contos "Adsumus" em 2020. Desde então tem participado de antologias e escrito estórias cujo foco está em temas de cunho social, representatividade de personagens pertencentes a minorias e ambientações regionais.

Claudia Jotto Kawachi Furlan, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Letras e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde também cursou Licenciatura em Letras – Português/Inglês. Atua há 13 anos como docente na UERJ. Foi Professora visitante na New York University (NYU). Seu trabalho engloba várias temáticas relacionadas ao ensino de língua portuguesa para estrangeiros. É membro fundadora do Núcleo de Estudos sobre Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros (NELPE), cadastrado no CNPq.

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Publicado

2025-05-15

Como Citar

Freitas dos Santos, D., & Jotto Kawachi Furlan, C. (2025). PRAXIOLOGIAS (DE)COLONIAIS EM CENÁRIO DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS: OLHARES AUTOETNOGRÁFICOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA(GEM)S. Pensares Em Revista, 33(33), 180–205. https://doi.org/10.12957/pr.2025.89467

Edição

Seção

DOSSIÊ 33: A AUTOETNOGRAFIA NA LINGUÍSTICA APLICADA: RUPTURAS, DESLOCAMENTOS E TRAJETÓRIAS/ DOSSIER 33: AUTOETHNOGRAPHY IN APPLIED LINGUISTICS: RUPTURES, DISPLACEMENTS AND TRAJECTORIES