A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INDISCIPLINA: REFLEXÕES DUOETNOGRÁFICAS DE PROFESSORES-PESQUISADORES-FORMADORES
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.89513Palavras-chave:
Formação, Duoethnography, EducaçãoResumo
Vivenciando os desafios da prática docente contemporânea, nós, professores-pesquisadores voltamos nossos olhares para os processos de formação docente neste manuscrito. Objetivando um esforço transgressivo de reflexão sobre os processos de formação docente de professores de língua inglesa como língua adicional, este trabalho, escrito por meio de 4 mãos, visa dialogar as impressões de 2 professores-pesquisadores-formadores e suas vivências em uma jornada de formação, intitulada “Formação de Professores de Línguas Adicionais: diferenças e reexistências para o Bem Viver”, ocorrida no ano de 2022, em ambiente virtual com a presença de professores de língua inglesa e atuando em diversas cidades do Brasil. Buscamos registrar reflexões sobre a valiosa experiência vivida, repleta de emoções, dúvidas, pensamentos, alegrias, confusões, revelações e frustrações – nesse espaço formativo de/para professores em serviço. Optamos por uma metodologia duoetnográfica (Breault, 2016; Norris; Sawyer, 2012), tecendo uma escrita que passeia por dentro de vivências, memórias e afetos construídos na jornada de formação investigada. Nossos diálogos autoetnográficos trilham reflexões baseadas em relatos de professores-participantes, que discutem a questão da indisciplina de seus alunos em sala de aula. A escrita dialógica e colaborativa nos permitiu repensar visões e aprender novas lições sobre a complexidade da formação docente no contexto da jornada que experienciamos.
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