CONTRIBUIÇÕES DA AUTOETNOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA COM CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2025.88904

Palavras-chave:

Autoetnografia, Pesquisa autoetnográfica, Educação lingu´ística com crianças, Formação docente

Resumo

A pesquisa autoetnográfica tem se tornado uma abordagem relevante na educação linguística, especialmente no contexto de formação docente (Ono, 2017; Fadini, 2020; Mulik, 2021). Baseando-se na conexão entre o "eu" pesquisador e o ambiente cultural e social em que se insere, a autoetnografia permite que o educador faça uma análise profunda de suas próprias experiências, vivências e práxis pedagógicas, refletindo criticamente sobre os processos educacionais nos quais se engaja. Com isso em mente, esta proposta de trabalho se volta à compreensão das contribuições da autoetnografia para a educação linguística com crianças. Partindo de um paradigma qualitativo para a pesquisa científica, este estudo apresenta uma revisão bibliográfica de pesquisas que relacionam autoetnografia e educação linguística com crianças em nosso país. Nossos achados revelam que a pesquisa autoetnográfica tem um potencial transformador, pois permite à educadora ver-se como parte ativa e influente do processo educacional e entender como suas próprias percepções, valores e identidades afetam os modos como ensina e interage com as crianças.

Biografia do Autor

Marianna Cardoso Reis Merlo, UFES

Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde também cursou Licenciatura em Letras – Inglês. Atua há mais de 20 anos como docente. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Linguística com Crianças (GEPELC) e o projeto de extensão Educação Linguística: compartilhando saberes e práticas. Seu trabalho engloba várias temáticas relacionadas à educação linguística com crianças e formação de educadores.

Renata Silva Souza, UFES

Doutora e Mestra em Política Social com Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é graduanda em Letras-Inglês na UFES. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Linguística com Crianças (GEPELC), vinculado à UFES, do Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE) vinculado à Universidade de São Paulo (USP), dos Grupos de Pesquisas sobre Literatura Clássica e de Best Sellers, da UFES. Participa do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil, do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desde 2010, é membro do Núcleo de Estudos do Trabalho (NET), vinculado ao Departamento de Serviço Social (UFES).

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Publicado

2025-05-15

Como Citar

Cardoso Reis Merlo, M., & Silva Souza, R. (2025). CONTRIBUIÇÕES DA AUTOETNOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA COM CRIANÇAS. Pensares Em Revista, 33(33), 132–154. https://doi.org/10.12957/pr.2025.88904

Edição

Seção

DOSSIÊ 33: A AUTOETNOGRAFIA NA LINGUÍSTICA APLICADA: RUPTURAS, DESLOCAMENTOS E TRAJETÓRIAS/ DOSSIER 33: AUTOETHNOGRAPHY IN APPLIED LINGUISTICS: RUPTURES, DISPLACEMENTS AND TRAJECTORIES