CONTRIBUIÇÕES DA AUTOETNOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA COM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2025.88904Palavras-chave:
Autoetnografia, Pesquisa autoetnográfica, Educação lingu´ística com crianças, Formação docenteResumo
A pesquisa autoetnográfica tem se tornado uma abordagem relevante na educação linguística, especialmente no contexto de formação docente (Ono, 2017; Fadini, 2020; Mulik, 2021). Baseando-se na conexão entre o "eu" pesquisador e o ambiente cultural e social em que se insere, a autoetnografia permite que o educador faça uma análise profunda de suas próprias experiências, vivências e práxis pedagógicas, refletindo criticamente sobre os processos educacionais nos quais se engaja. Com isso em mente, esta proposta de trabalho se volta à compreensão das contribuições da autoetnografia para a educação linguística com crianças. Partindo de um paradigma qualitativo para a pesquisa científica, este estudo apresenta uma revisão bibliográfica de pesquisas que relacionam autoetnografia e educação linguística com crianças em nosso país. Nossos achados revelam que a pesquisa autoetnográfica tem um potencial transformador, pois permite à educadora ver-se como parte ativa e influente do processo educacional e entender como suas próprias percepções, valores e identidades afetam os modos como ensina e interage com as crianças.
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