PROFESSORA HACKER:O PERCURSO AUTOETNOGRÁFICO DE CRIAÇÃO DE UM APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2025.88903

Palavras-chave:

Autoetografia, Professora hacker, Aplicativo de realidade aumentada, Língua espanhola

Resumo

Neste estudo a autoetnografia é compreendida como recurso metodológico para que o professor forje soluções para os desafios que emergem do trabalho com as tecnologias digitais em seu contexto de ensino. Para tanto, apoiamo-nos num recorte dos dados do estudo autoetnográfico realizado por uma professora-pesquisadora de língua espanhola (Krewer, 2024), primeira autora deste artigo, que intuitivamente assume uma atitude condizente com o que entendemos por cultura hacker (Himanen, 2001), ao se lançar na construção de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino de vocabulário em espanhol. Tal atitude hacker alinha-se a valores característicos da cultura digital (Miller, 2011) com a qual a escola tem sido chamada a se relacionar. O percurso autoetnográfico empreendido pela referida professora-pesquisadora acerca do processo de construção do aplicativo de realidade aumentada, ao revelar como agências (Vianini, 2014) foram mobilizadas de forma estratégica e reflexiva, permitindo o enfrentamento de desafios técnicos, emocionais e pedagógicos, nos leva a defender a experimentação e a intervenção, vistas no escopo deste trabalho como um “jeito hacker de ser” (Pretto, 2017), para propor a formação de professores na era do digital.

Biografia do Autor

Emanuele Krewer, Universidade Federal de Santa Maria UFSM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com bolsa CAPES. É mestre em letras pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Licenciatura em Letras- Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Participa do POLIFONIA (Grupo de Pesquisas em Políticas Linguísticas, Formação de Professores e Novas Tecnologias para o Ensino de Línguas), e do projeto de pesquisa Língua, Política e Sociedade: paisagens, espaços e práticas. Tem interesse pelo ensino e aprendizagem de línguas, tecnologias educacionais e políticas linguísticas.

Camila Lawson Scheifer, Universidade Federal do Rio Grande FURG

É graduada em Letras Português/Inglês pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui Mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Linguagem e Tecnologias, com período sanduíche pelo Programa Fulbright/Capes no Departamento de Educação do Peabody College, na Vanderbilt University (Nashville-TN/EUA). É professora na área de Letras, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É membro do Grupo de Trabalho em Linguagem e Tecnologias da ANPOLL. Seus interesses acadêmicos envolvem: Processos de Significação mediados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Novos Estudos de Letramento e Ensino-aprendizagem de línguas, com ênfase em questões de natureza espaciotemporal.

Marcus Vinícius Liessem Fontana, Universidade Federal da Fronteira Sul UFSS

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (2009), com bolsa fornecida pela CAPES. Licenciado em Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Realizou estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas com pesquisa sobre LMOOC sob supervisão do professor Vilson Leffa (2017). É Professor Associado da Universidade Federal da Fronteira Sul, onde ingressou em agosto de 2020 por processo de redistribuição e atua no Curso de Licenciatura em Português e Espanhol. De 2009 a 2020 foi professor da Universidade Federal de Santa Maria, onde atuou nos cursos de Licenciatura em Espanhol presencial e EaD e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, com orientações concluídas em 2023. É líder do POLIFONIA (Grupo de Pesquisas em Políticas Linguísticas, Formação de Professores e Novas Tecnologias para o Ensino de Línguas), registrado no diretório de grupos do CNPq, e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Letras (NIEL) da UFFS. É um dos idealizadores da JETAL (Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Linguística Aplicada Crítica, Políticas LInguísticas, Estudos de Fronteira, Tecnologias na Educação, Educação a Distância e Tecnologias Inclusivas para Pessoas com Deficiência Visual. 

Angelise Fagundes da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS

Doutora em Educação pelo PPGE/UFSM. Mestre em Letras (PPGL/UFSM), com bolsa fornecida pela CAPES. Licenciada em Letras / Português (UFSM). Licenciada em Letras / Espanhol (UFSM). Foi professora da Rede Municipal de Ensino de Dilermando de Aguiar (RS), onde atuou na Escola e na Secretaria de Educação e Cultura, da qual foi Diretora Pedagógica (060/2012/GP). É Professora Adjunta da área de Ensino de Espanhol do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo (RS), onde coordena o CELUFFS (centro de línguas) no campus. É Presidenta do PROLIN, Programa de Línguas da UFFS, e atua junto à AGIITEC em programas de internacionalização, vice-coordenadora do NIEL, Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Letras (NIEL) na UFFS, vice-líder do POLIFONIA (Grupo de Pesquisas em Políticas Linguísticas, Formação de Professores e Novas Tecnologias para o Ensino de Línguas), registrado no diretório de grupos do CNPq, e coordena o projeto HERANÇAS: as línguas e a construção de identidades culturais nas Missões. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Linguística Aplicada Crítica, Políticas LInguísticas, Estudos de Fronteira. 

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Publicado

2025-05-15

Como Citar

Krewer, E., Lawson Scheifer, C., Liessem Fontana, M. V., & Fagundes da Silva, A. (2025). PROFESSORA HACKER:O PERCURSO AUTOETNOGRÁFICO DE CRIAÇÃO DE UM APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA. Pensares Em Revista, 33(33), 106–131. https://doi.org/10.12957/pr.2025.88903

Edição

Seção

DOSSIÊ 33: A AUTOETNOGRAFIA NA LINGUÍSTICA APLICADA: RUPTURAS, DESLOCAMENTOS E TRAJETÓRIAS/ DOSSIER 33: AUTOETHNOGRAPHY IN APPLIED LINGUISTICS: RUPTURES, DISPLACEMENTS AND TRAJECTORIES