v. 22 (2021): Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular

					Visualizar v. 22 (2021): Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular
Publicado: 15-12-2021

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.64192

Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular

  • Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexãoação curricular

    Ana Paula Andrade, Inês Barbosa de Oliveira
    2-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.64199
  • “Com o sangue de quem foram feitos meu olhos?” Conversando com Edson Krenak sobre literaturas e metodologias indígenas

    Edson Krenak, Danielle Bastos Lopes, Leonardo Ferreira Peixoto
    11-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61628
  • Perspectivas curriculares sobre a temática gênero e sexualidade no ensino de ciências e biologia: controvérsias no PCN e na BNCC?

    Vinicius Souza Magalhães Leite, Rosane Moreira Silva de Meirelles
    28-47
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61586
  • Dignidade e cidadania tecida nos "nós compartilhado": aprendizagens com mulheres pretas

    Patrícia Baroni, Rithianne Barbosa Pereira dos Santos
    48-60
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61930
  • Currículo e culturas: a Educação Antirracista como direito humano

    Márcia Maria Rodrigues Uchôa, Carlos Alberto Paraguassú Chaves, Carlos Eugênio Pereira
    61-72
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61610
  • História e cultura Afro-Brasileira e Africana: experiência na formação de professores a partir de um projeto de pesquisa-ação

    Raphaela Reis Conceição Castro Silva, Francione Oliveira Carvalho
    73-92
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62652
  • Estado de exceção, estado de guerra: os impactos da ascensão conservadora e da pandemia numa escola socioeducativa em contexto de privação de liberdade

    Fábio de Barros Pereira
    93-106
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.64090
  • Direitos Humanos nos currículos de Direito: descolonizar a formação e profissionalização

    Eliada Mayara Cardoso da Silva Alves, Dulce Mari da Silva Voss, Maria Cecília Lorea Leite
    107-120
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61936
  • Educação do campo: um contexto contra-hegemônico na História da Educação brasileira

    Angelita Tatiane Silva dos Santos Perin, Marilene Gabriel Dalla Corte
    121-134
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62053
  • O direito à educação e a cidadania nos/dos currículos pensadospraticados

    Rafael Marques Gonçalves, Diego Rosa
    135-148
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61743
  • Direitos humanos, laicidade e educação escolar: “eu sempre rezei o pai nosso na escola”

    Eliane Pinheiro Fernandes, Fábio Alves Gomes, Wanda Maria Junqueira de Aguiar
    149-162
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61672
  • Currículo em disputa: o debate sobre o Ensino Religioso em escolas públicas

    Fernanda Batista Moreira de Andrade, Erisvaldo Pereira dos Santos
    163-174
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62018
  • Currículo na Educação Infantil: a pandemia e o desenvolvimento humano

    Juliana Carbonieri, Cassiana Magalhães
    175-189
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62033
  • O balancê da sopa de legumes - (res)significações de uma refeição como presente

    Eduardo Garralaga Melgar Junior, Suelen Borges Loth Correa, Janaize Batalha Neves
    190-201
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61973
  • Currículo-ações-silêncios: um olhar para a formação inicial do professor de literatura na UFAM

    Iolete Ribeiro da Silva, Priscila Vasques Castro Dantas
    202-214
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61578
  • A lei 13.415/2017 e o "novo" Ensino Médio: inquietações pertinentes

    Luciano Luz Gonzaga
    215-225
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62047
  • Currículos pensadospraticados na educação profissional do IFRN, Campus Apodi

    Leonardo Dantas dos Santos, Francisco Canindé da Silva
    226-240
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.61671

Elos

  • Alfabetización y letramento: un desafío para el profesor de alfabetización brasileño del siglo XXI

    Laura Oliveira, Claudio Neves Lopes, Eduardo Alves Inez
    241-255
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.50116

Em Pauta

  • Rostos apagados no currículo escolar: trajetórias de evasão na escolarização de jovens negras no município de Jóia/RS

    Cauana Peyrot Conceição, Maria Simone Vione Schwengber, Marileia Gollo de Moraes
    256-269
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.54803

Artigos de Demanda Contínua

  • Da janela lateral... construções etnográficas em um currículo escolar

    Lynna Gabriella Silva Unger, Lívia de Rezende Cardoso
    270-285
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.47141
  • Formação do leitor: de políticas curriculares e programas governamentais à docência

    Regina Godinho Godinho de Alcântara, Gisele Santos de Nadai
    286-303
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53503
  • Os jovens e as afetivas alegrias: acontecimentos de leitura e escrita em aula de EJA.

    Raimundo Nonato Oliveira Falabelo
    304-320
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53520
  • O programa bolsa estágio formação docente: a concepção de estágio na política capixaba

    Elimar Ponzzo Dutra Leal, Beatriz de Basto Teixeira
    321-340
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52991
  • Currículo do curso de música e a formação do músico popular: um estado de conhecimento

    Leticia Dias de Lima, Fabiany de Cássia Tavares Silva
    341-358
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53970
  • O cinema em redes de conversações: inventando novos modos de produção de pesquisa e currículos

    Sandra Kretli Silva, Ana Cláudia Santiago Zouain, Nathan Moretto Guzzo Fernandes
    359-371
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53558
  • Procurando π: uma investigação sobre números irracionais

    Adriana de Souza Lima, Vitor Acioly Barbosa, Victor Augusto Giraldo
    372-385
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.52253

Ensaios

  • Tempos da educação católica no Rio de Janeiro: 1854-1934

    Marco Aurélio Corrêa Martins
    386-405
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.54345

Debate

  • Escolas cívico-militares: conservadorismo e retrocesso na educação brasileira

    Zenilda Rodrigues Dias, Adalberto Carvalho Ribeiro
    406-426
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.59634

Resenhas

  • A era da curadoria: o que importa é saber o que importa!

    Thalyta Freire
    427-430
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53096

Pareceristas Ad Hoc 2021

  • Pareceristas Ad Hoc 2021

    431-438
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.64196