INVENTIVIDADES DOCENTES EM REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.70606

Resumo

Editorial v. 6, n. 5 (2022): DOCÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE, EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS (EDIÇÃO ESPECIAL)

Biografia do Autor

Felipe Carvalho, UERJ/UFRRJ

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação ProPed/UERJ.

Edmea Santos, UFRRJ

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Educação. Sites institucionais: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/, Ambiente Virtual: www.docenciaonline.pro.br. Coordenadora do GT 16 da Anped (2017-2019; 2019-2021).

Mariano Pimentel, UNIRIO

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Informática. Pesquisador de Sistemas de Informação, Informática na Educação, Comunicação e Cibercultura.

Rosemary dos Santos, UERJ

Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora Adjunta (FEBF-UERJ). Professora do Programa Proped na Linha de Pesquisa Cotidianos/Redes Educativas/Processos Culturais. Professora do Programa (PPGECC) na Linha de Pesquisa: Educação/Comunicação/Cultura. Vice-coordenadora do GPDOC. Líder do EduCiber. Parecerista Ad Hoc do GT 16, Educação/Comunicação, da ANPED. Parecerista Ad Hoc do ENDIPE. Associada da AbdC. Bolsista JCNE (FAPERJ). Procientista. Atuou 26 anos como professora da Educação Básica no Município de DC/RJ. Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação/Pesquisa/Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.

Marcos Vinícius Dias de Menezes, UFRRJ

 Estudante de Letras - Português/Inglês na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atualmente cursando o 6° período. Bolsista de Iniciação Científica na FAPERJ, onde exerço minha função como membro e apoio do Grupo Docência e Cibercultura (GPDOC), orientado pela professora Edméa Santos.

Referências

ALVES, Elaine Jesus. DESENHO DIDÁTICO DE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 210-229. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65998

AMORIM, Douglas Carvalho de; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo. PRODUTOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA AUXÍLIO EM AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DE (PÓS) PANDEMIA COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 303-317. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65983

BARBOSA, Milena Cristian do Nascimento; ALMEIDA, Márcia Taynara Machado; FARIAS, Mayrhon José Abrantes; SOUZA, Adriano Lopes de. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A EXPERIÊNCIA COM O ENSINO HÍBRIDO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 252-266. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66371

BARROS, Maria do Desterro Melo da Rocha Nogueira; BRITO, Antonia Edna. ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO SOBRE AS ORIENTAÇÕES E AÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 50-68. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66439

BONFIM, Luana Cristina Santos da Silva; CASTRO, Juliene Fernandes Silva de; RODRIGUES, Aline Camila. EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ONLINE NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 69-88. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66616

BUSQUETS, Monise Vieira; COSTA, Rafaele; CORDOVA, Clériston; PEREIRA, Weudes. COMUNICAÇÃO VIRTUAL E ENSINO: DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CONTEXTO EDUCACIONAL REMOTO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 128-153. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66309

CABRINI, Renata Melissa Boschetti; FERREIRA, Camila Fernandes de Lima; MORAES, Dirce Aparecida Foletto de; MELLO, Diene Eire de. UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO REMOTO: POSSIBILIDADES PARA PENSAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 177-193. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66564

COSTA, Douglas Martins da; SUFIATTI, Jonathan Antônio; ARANTES, Rozana Cristina; CASTRO, Fabio de Jesus. O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 374-388. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66602

CUNHA JÚNIOR, Humberto Beltrão da; NETO, Luís Gomes de Moura. SENTINELA: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA WEB VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES A PARTIR DO GOOGLE CLASSROOM. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 389-405. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66048

FARIA, Denilda Caetano; NEVES, Francisca Antônia dos Santos; GONÇALVES, Lorena Morganna; DAMASCENO, Fernanda Franco. DESAFIOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 89-107. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65691

FLORÊNCIO, Patrícia Cavalcante de Sá; MELO, André Luis Canuto Duarte; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO HÍBRIDO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO SUPERIOR. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 267-287. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63576

LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; FARIAS, Iris Maria dos Santos; VIANA, Maria Aparecida Pereira. FORMAÇÃO DOCENTE E AS TDIC NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO ONLINE. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 439-457. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65485

LOPES, Pablo Matheus da Silva; GUEDES, Dimitri Taurino; CASTRO, Kamilla Maria Sousa de. TRILHANDO CAMINHOS ALTERNATIVOS DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO SOLIDÁRIA E COLABORATIVA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 492-504. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64448

MENEZES, Jones Baroni Ferreira de; CARVALHO, José Luciano Moreira; MARTINS, Júlia Estácio. JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DO CONTEXTO PANDÊMICO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 478-491. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65883

NARDIM, Thaise Luciane; BARRERIA, Ely da Paixão Casemiro; SANTOS, Thamires Pâmela Filgueiras; ALMEIDA, Marcones Sousa. EDUCAÇÃO ON-LINE E COLABORAÇÃO: PROCESSOS EM TORNO DA “PALMAS HOME SCHOOL”. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 423-438. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66652

NOVAIS, Juliana Oliveira de Santana; NASCIMENTO, Maria Edna Porangaba do; DIAS, Poliana Gomes. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UNIÃO DOS PALMARES PARA A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE SALA DE AULA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 194-209. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66547

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. CIBERTECNICISMO. Revista de Educação Pública, v. 31, n. jan/dez, p. 1-22, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.13919. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13919. Acesso em: 6 out. 2022.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. Instrução (re)programada, máquinas (digitais em rede) de ensinar e a pedagogia (ciber)tecnicista. SBC Horizontes, jul. 2021. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/02/maquinas--de-ensinar. Acesso em: 6 out. 2022.

PINHEIRO, Lucas Souza; CRUZ, Dulce Marcia. GAME COMENIUS E OFICINAS DE LUDOLETRAMENTO: JOGOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 318-350. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66053

REIS, Mírian Gomes Lopes; SOUZA, Denise Dias de Carvalho; GOMES, Antenor Rita. DESAFIOS VIVENCIADOS NO ENSINO REMOTO/QUESTÕES TECNOLÓGICAS: REESTRUTURANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 108-127.

SÁ, Giovanna Queiroz Carvalho de; VENÂNCIO, Sariza Oliveira Caetano. O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DE PANDEMIA COMO EXPERIÊNCIA FORMADORA NO CURSO DE HISTÓRIA NA UFT (ARAGUAÍNA-TO). Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 154-176. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66549

SANTOS, Antonio Genário Pinheiro dos; SANTOS; Giovana Silva; SILVA, Leandro de Souza. MENTORING PRACTICES IN ENGLISH LANGUAGE: A SUPPORTIVE ENVIRONMENT FOR STUDENTS OF EFL. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 458-477. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66615

SANTOS, Daniela Pereira dos; SANTOS, Afonso Wescley de Medeiros; CRUZ, Mara Rúbia Rodriguez da; SILVA, Francisco Thiago. OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DOS ENSINOS REMOTO E HÍBRIDO NA PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 230-251. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66552

SEEMANM, Vânio Cesar; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO DE FLORIANÓPOLIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 351-373. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66556

SILVA, Anadir Ferreira da; ABREU, Cirley Bandeira de; MELO, Luciléia dos Santos de. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PALMAS (TO). Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 31-49. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66188

SILVA, Roberta Tamires Evangelista da; BELIAN, Rosalie Barreto; BARROS, Marcos Alexandre de Melo; TEDESCO, Patricia Azevedo. APRENDIZAGEM MÓVEL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: EXPERIÊNCIAS DA REDE DE VIVÊNCIAS PELA INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 288-302. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66654

WEBER, Dorcas Janice. PARÂMETROS PARA A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, edição especial, 2022, p. 406-422. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63371

Downloads

Publicado

2022-10-06

Como Citar

CARVALHO, Felipe; SANTOS, Edmea; PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Rosemary dos; MENEZES, Marcos Vinícius Dias de. INVENTIVIDADES DOCENTES EM REDE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 01–13, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.70606. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/70606. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Ficha Técnica, Editorial e Apresentação da Edição

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>