AMBIÊNCIAS HÍBRIDAS-FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ONLINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM TEMPOS DE CIBERCULTURA

Autores

  • Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro UERN
  • Felipe da Silva Ponte de Carvalho UERJ
  • Rosemary dos Santos UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.30589

Palavras-chave:

educação online, desenho didático, ambiências híbridas-formativas, formação, autoria, e docência.

Resumo

Este artigo – teórico – problematiza as noções de educação online (EOL), desenho didático em ambiências híbridas-formativas, formação, autoria e docência, a partir da cena sociotécnica emergente conectada em rede, que denominamos de cibercultura. Apostamos na EOL como um dos fenômenos da cultura contemporânea em rede, discutindo os desdobramentos de suas fases e de seus fundamentos e tencionando que essa modalidade de ensino exige metodologia própria, práticas educativas contextualizadas e docência voltada para a interatividade e colaboração.  Por fim, partimos do pressuposto que o papel da docência é fundamental na EOL, ela é responsável não só pelo processo de mediação entre o objeto a ser conhecido e os/as cursistas, como também por todo o processo formativo, atuando nas problematizações em sala de aula, promovendo autorias e partilhas de experiências e na ampliação dos reportórios culturais e de conhecimentos.

Biografia do Autor

Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, UERN

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; professora da Faculdade de Educação da UERN,  atuando no Mestrado em Educação – POSEDUC/UERN e na graduação no curso de pedagogia e outras licenciaturas; membro dos grupos de Pesquisa Formação e Profissionalização do Professor – UERN e Docência e Cibercultura – UERJ, estuda e pesquisa, inspirada nas epistemologias multirreferencial e  com os cotidianos, a formação docente no contexto da cibercultura.

Felipe da Silva Ponte de Carvalho, UERJ

Mestre e doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj; pós-graduado em Informática Aplicada à Educação (Uerj); docente online da disciplina de “Informática na Educação” do curso de Pedagogia a distância Uerj/Cederj/UAB; e membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (Gpdoc).

Rosemary dos Santos, UERJ

Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ). Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora da Rede Municipal de Educação Duque de Caxias. Formada em Letras (FEUDUC) e Pedagogia (UERJ), Pós Graduada em Docência do Ensino Superior(UCAM) e Informática Aplicada à Educação(UERJ). Vice coordenadora do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Tutora de Educação a distância. Site: www.docenciaonline.pro.br

Downloads

Publicado

2018-03-16

Como Citar

RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de; SANTOS, Rosemary dos. AMBIÊNCIAS HÍBRIDAS-FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO ONLINE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM TEMPOS DE CIBERCULTURA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–13, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.30589. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/30589. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Fluxo Contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>