Pesquisa


 
Edição Título
 
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING INTERVIEW WITH DEVON WOODS Resumo  PDF (English)
Devon Woods, Gysele da Silva Colombo Gomes, Ana Maria Ferreira Barcelos
 
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER A REFERENCIAÇÃO PRONOMINAL NO DISCURSO DO PROFESSOR: DISTANCIAMENTO E PROXIMIDADE / The pronominal reference in teacher’s speech: distancing and proximity Resumo  PDF
Maria Angélica Lauretti Carneiro
 
n. 27 (2023): DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CALL FOR PAPERS: CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION Resumo  PDF
Miriam Jorge, Nara Hiroko Takaki, Rosane Rocha Pessoa, Souzana Mizan
 
n. 27 (2023): DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION FORMAÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS / Critical-collaborative education of language teachers Resumo  PDF
Lauro Sérgio Machado Pereira, Dllubia Santclair, Kléber Aparecido da Silva
 
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS “ELES COMENÇAM SANGUEAR”: TRANSLINGUAGEM COMO PRÁTICA CRIATIVA E DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA / “Eles començam sanguear”: Translanguaging as a creative practice and construction of knowledge in Portuguese as a foreign language Resumo  PDF
Giovana Nicolini Milozo, Sandra Regina Buttros Gattolin
 
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS REPENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA COM CONTRIBUIÇÕES DE RICOEUR E MONTE MÓR / Rethinking linguistic education with Ricoeur and Monte Mór’s contributions Resumo  PDF
Nara Hiroko Takaki, Daniel de Mello Ferraz, Souzana Mizan
 
n. 27 (2023): DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION ÁRVORES, FAMÍLIAS, RUAS, RIOS, FLORESTAS E PRAÇAS NO MUSEU DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRELAÇAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS / Trees, families, streets, rivers, forests and public squares in the museum of portuguese language: epistemological entanglements Resumo  PDF
Souzana Mizan, Daniel de Mello Ferraz
 
n. 27 (2023): DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION ENTREVISTA COM ANA PAULA GUIMARÃES / Interview with Ana Paula Guimarães Resumo  PDF
Ana Paula Guimarães, Miriam Jorge, Nara Hiroko Takaki, Rosane Rocha Pessoa, Souzana Mizan
 
n. 12 (2018): Pensares surdos: estudos na área de Letras COMUNICAÇÃO EM LIBRAS: UM ESTUDO COM BASE NA REDE DE ESPAÇOS COMUNICATIVOS BÁSICOS / Communication in LIBRAS: a study based on Basic Communicative Spaces Network Resumo  PDF
Valeria Fernandes Nunes, Sandra Pereira Bernardo
 
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS CONCLUINTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DO ESTABELECIMENTO DA COERÊNCIA EM REDAÇÕES DO ENEM / Textual production of the students from the last year of basic education: an analysis of the establishment of coherence in text production of ENEM Resumo  PDF
Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
 
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING UNDERSTANDING THE BELIEFS AND EMOTIONS OF A LANGUAGE TEACHER EDUCATOR: A CASE STUDY / Compreendendo as crenças e emoções de uma professora formadora de línguas: um estudo de caso Resumo  PDF (English)
Pauliane Ferreira Gandhi de Godoy, Ana Maria Ferreira Barcelos
 
n. 22 (2021): EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ENSINO DE LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS: PESQUISAS E PRÁTICAS EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO DE GRADUANDOS SURDOS: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DECOLONIAIS E DE TRANSLINGUAGEM / Language education in the context of deaf undergraduates: contributions from decolonial and translanguage studies Resumo  PDF
Valéria Campos Muniz, Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos
 
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE A SALA DE AULA REFLEXIVA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DOS TEMAS GRAMATICAIS SUJEITO E CONCORDÂNCIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA ATIVA / The reflective classroom: a proposal for a sequence of activities of subject grammar subjects and agreement through active language learning Resumo  PDF
Stephanie Valle de Souza Chalfun
 
n. 27 (2023): DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION PRÁTICAS DE EXPANSÃO INTERPRETATIVA NA TRADUÇÃO LITERÁRIA: POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE TRADUTORES? / Interpretive expansion practices in literary translation: for a critical linguistic education in translator education? Resumo  PDF
Liliam Cristina Marins
 
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS REFLETINDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO CURSO “FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL” / Reflections on the experiences of the “In-service education for teachers of English as an additional language” course Resumo  PDF
Ana Karina de Oliveira Nascimento, Marlene de Almeida Augusto de Souza, Vanderlei José Zacchi
 
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM APP SOBRE O GÊNERO RESENHA DE FILME NO PROFLETRAS / The contribution of the theory of the activity for the construction of an app on the genre film review in the PROFLETRAS Resumo  PDF
Claudia Valéria Doná Hila, Vinicius da Silva Zacarias
 
n. 19 (2020): DOSSIÊ: LINGUÍSTICA COGNITIVA E SUAS DIFERENTES ABORDAGENS VARIAÇÃO CONSTRUCIONAL EM PERSPECTIVA: PREDICAÇÃO VERBAL / Constructional variation in perspective: verbal predication Resumo  PDF
Marcia dos Santos Machado Vieira
 
n. 19 (2020): DOSSIÊ: LINGUÍSTICA COGNITIVA E SUAS DIFERENTES ABORDAGENS ANÁLISE COGNITIVA DA CONSTRUÇÃO “# SÓ QUE NÃO” / Cognitive analysis of the “# só que não” construction Resumo  PDF
Tharlles Lopes Gervasio
 
n. 19 (2020): DOSSIÊ: LINGUÍSTICA COGNITIVA E SUAS DIFERENTES ABORDAGENS CIÊNCIA, OPINIÃO E FAKE NEWS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: CONCEPTUALIZAÇÕES EM MEMES SOB A ABORDAGEM DA LINGUÍSTICA COGNITIVA / Science, opinion and fake news in times of the coronavirus: conceptualizations in memes under Cognitive Linguistics approach Resumo  PDF
Aurelina Ariadne Domingues Almeida, Elisângela Santana dos Santos
 
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: ANÁLISE LINGUÍSTICA DE ASPECTOS VERBAIS EM ARTIGO ASSINADO Resumo  PDF
Lenir Maria ROSSAROLA, Nara Caetano RODRIGUES
 
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" LÍNGUA, ENSINO E DISCURSO: DO MESMO AO DIFERENTE / Language, teaching and discourse: from the same to the different Resumo  PDF
Marilei Resmini Grantham
 
n. 25 (2022): Dossiê 25 - LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY AND ARTISTIC CROSSINGS RETEXTUALIZAÇÃO DA LIBRAS PARA O PORTUGUÊS ESCRITO COM ALUNOS SURDOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E MULTIMODAL / Retextualization from Libras to written portuguese for deaf students: an interdisciplinary and multimodal proposal Resumo  PDF
Rossana Alves Rocha, Camila Lopes Nascimento
 
n. 22 (2021): EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ENSINO DE LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS: PESQUISAS E PRÁTICAS DE RACISTAS COMPULSÓRIOS A ANTIRRACISTAS: CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS PARA MUDANÇAS URGENTES / From compulsory racists to anti-racists: possible contributions to urgent changes Resumo  PDF
Simone Batista Silva
 
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER O TEXTO AUTOBIOGRÁFICO EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL / The autobiographical text in the middle school classroom Resumo  PDF
Flávia Cavalcante Rocha, Aurea Suely Zavam
 
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING TECNOLOGIAS DIGITAIS, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: OUTRAS CRENÇAS, NOVOS DEVIRES / Digital technologies, multiliteracies and teacher training: other beliefs, new devires Resumo  PDF
Letícia Telles da Cruz, Úrsula Cunha Anecleto
 
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERSPECTIVA DE LICENCIANDOS: A EMERGÊNCIA DE CRENÇAS, IDENTIDADES E EMOÇÕES EM UM FÓRUM DE DOCENTES EM FORMAÇÃO / Emergency remote teaching from the perspective of university students: the emergence of beliefs, identities and emotions on a forum of pre-service teachers Resumo  PDF
Marissol Rodrigues Mendonça da Fonseca, Janaina da Silva Cardoso
 
n. 25 (2022): Dossiê 25 - LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY AND ARTISTIC CROSSINGS COMPREENSÃO DE LEITURA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DO PADLET / Reading comprehension: a didactic proposal with the use of padlet Resumo  PDF  PDF  PDF
Janaína Nogueira, Katia Abreu
 
n. 2 (2013): Janeiro-Junho A COMPLEXIDADE EM PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA QUE ABORDAM A PRÁTICA ESCRITA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Resumo  PDF
Maria Eugenia Witzler D’ESPOSITO, Gisele de OLIVEIRA
 
1 a 28 de 28 itens

Dicas para pesquisa:

  • O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
  • Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
  • São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
  • Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
  • Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
  • Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
  • Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
  • Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"