|
Edição |
Título |
|
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING |
INTERVIEW WITH DEVON WOODS |
Resumo
PDF (English)
|
Devon Woods, Gysele da Silva Colombo Gomes, Ana Maria Ferreira Barcelos |
|
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER |
A REFERENCIAÇÃO PRONOMINAL NO DISCURSO DO PROFESSOR: DISTANCIAMENTO E PROXIMIDADE / The pronominal reference in teacher’s speech: distancing and proximity |
Resumo
PDF
|
Maria Angélica Lauretti Carneiro |
|
n. 27 (2023): DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION |
ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CALL FOR PAPERS: CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION |
Resumo
PDF
|
Miriam Jorge, Nara Hiroko Takaki, Rosane Rocha Pessoa, Souzana Mizan |
|
n. 27 (2023): DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION |
FORMAÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS / Critical-collaborative education of language teachers |
Resumo
PDF
|
Lauro Sérgio Machado Pereira, Dllubia Santclair, Kléber Aparecido da Silva |
|
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
“ELES COMENÇAM SANGUEAR”: TRANSLINGUAGEM COMO PRÁTICA CRIATIVA E DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA / “Eles començam sanguear”: Translanguaging as a creative practice and construction of knowledge in Portuguese as a foreign language |
Resumo
PDF
|
Giovana Nicolini Milozo, Sandra Regina Buttros Gattolin |
|
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
REPENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA COM CONTRIBUIÇÕES DE RICOEUR E MONTE MÓR / Rethinking linguistic education with Ricoeur and Monte Mór’s contributions |
Resumo
PDF
|
Nara Hiroko Takaki, Daniel de Mello Ferraz, Souzana Mizan |
|
n. 27 (2023): DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION |
ÁRVORES, FAMÍLIAS, RUAS, RIOS, FLORESTAS E PRAÇAS NO MUSEU DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRELAÇAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS / Trees, families, streets, rivers, forests and public squares in the museum of portuguese language: epistemological entanglements |
Resumo
PDF
|
Souzana Mizan, Daniel de Mello Ferraz |
|
n. 27 (2023): DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION |
ENTREVISTA COM ANA PAULA GUIMARÃES / Interview with Ana Paula Guimarães |
Resumo
PDF
|
Ana Paula Guimarães, Miriam Jorge, Nara Hiroko Takaki, Rosane Rocha Pessoa, Souzana Mizan |
|
n. 12 (2018): Pensares surdos: estudos na área de Letras |
COMUNICAÇÃO EM LIBRAS: UM ESTUDO COM BASE NA REDE DE ESPAÇOS COMUNICATIVOS BÁSICOS / Communication in LIBRAS: a study based on Basic Communicative Spaces Network |
Resumo
PDF
|
Valeria Fernandes Nunes, Sandra Pereira Bernardo |
|
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER |
PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS CONCLUINTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DO ESTABELECIMENTO DA COERÊNCIA EM REDAÇÕES DO ENEM / Textual production of the students from the last year of basic education: an analysis of the establishment of coherence in text production of ENEM |
Resumo
PDF
|
Marilúcia dos Santos Domingos Striquer |
|
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING |
UNDERSTANDING THE BELIEFS AND EMOTIONS OF A LANGUAGE TEACHER EDUCATOR: A CASE STUDY / Compreendendo as crenças e emoções de uma professora formadora de línguas: um estudo de caso |
Resumo
PDF (English)
|
Pauliane Ferreira Gandhi de Godoy, Ana Maria Ferreira Barcelos |
|
n. 22 (2021): EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ENSINO DE LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS: PESQUISAS E PRÁTICAS |
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO DE GRADUANDOS SURDOS: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DECOLONIAIS E DE TRANSLINGUAGEM / Language education in the context of deaf undergraduates: contributions from decolonial and translanguage studies |
Resumo
PDF
|
Valéria Campos Muniz, Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos |
|
n. 26 (2022): DOSSIÊ 26 - ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA / PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE |
A SALA DE AULA REFLEXIVA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DOS TEMAS GRAMATICAIS SUJEITO E CONCORDÂNCIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA ATIVA / The reflective classroom: a proposal for a sequence of activities of subject grammar subjects and agreement through active language learning |
Resumo
PDF
|
Stephanie Valle de Souza Chalfun |
|
n. 27 (2023): DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION |
PRÁTICAS DE EXPANSÃO INTERPRETATIVA NA TRADUÇÃO LITERÁRIA: POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE TRADUTORES? / Interpretive expansion practices in literary translation: for a critical linguistic education in translator education? |
Resumo
PDF
|
Liliam Cristina Marins |
|
n. 15 (2019): EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
REFLETINDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO CURSO “FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL” / Reflections on the experiences of the “In-service education for teachers of English as an additional language” course |
Resumo
PDF
|
Ana Karina de Oliveira Nascimento, Marlene de Almeida Augusto de Souza, Vanderlei José Zacchi |
|
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER |
A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM APP SOBRE O GÊNERO RESENHA DE FILME NO PROFLETRAS / The contribution of the theory of the activity for the construction of an app on the genre film review in the PROFLETRAS |
Resumo
PDF
|
Claudia Valéria Doná Hila, Vinicius da Silva Zacarias |
|
n. 19 (2020): DOSSIÊ: LINGUÍSTICA COGNITIVA E SUAS DIFERENTES ABORDAGENS |
VARIAÇÃO CONSTRUCIONAL EM PERSPECTIVA: PREDICAÇÃO VERBAL / Constructional variation in perspective: verbal predication |
Resumo
PDF
|
Marcia dos Santos Machado Vieira |
|
n. 19 (2020): DOSSIÊ: LINGUÍSTICA COGNITIVA E SUAS DIFERENTES ABORDAGENS |
ANÁLISE COGNITIVA DA CONSTRUÇÃO “# SÓ QUE NÃO” / Cognitive analysis of the “# só que não” construction |
Resumo
PDF
|
Tharlles Lopes Gervasio |
|
n. 19 (2020): DOSSIÊ: LINGUÍSTICA COGNITIVA E SUAS DIFERENTES ABORDAGENS |
CIÊNCIA, OPINIÃO E FAKE NEWS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: CONCEPTUALIZAÇÕES EM MEMES SOB A ABORDAGEM DA LINGUÍSTICA COGNITIVA / Science, opinion and fake news in times of the coronavirus: conceptualizations in memes under Cognitive Linguistics approach |
Resumo
PDF
|
Aurelina Ariadne Domingues Almeida, Elisângela Santana dos Santos |
|
n. 7 (2015): JULHO-DEZEMBRO |
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: ANÁLISE LINGUÍSTICA DE ASPECTOS VERBAIS EM ARTIGO ASSINADO |
Resumo
PDF
|
Lenir Maria ROSSAROLA, Nara Caetano RODRIGUES |
|
n. 17 (2020): Dossiê "Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas" |
LÍNGUA, ENSINO E DISCURSO: DO MESMO AO DIFERENTE / Language, teaching and discourse: from the same to the different |
Resumo
PDF
|
Marilei Resmini Grantham |
|
n. 25 (2022): Dossiê 25 - LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY AND ARTISTIC CROSSINGS |
RETEXTUALIZAÇÃO DA LIBRAS PARA O PORTUGUÊS ESCRITO COM ALUNOS SURDOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E MULTIMODAL / Retextualization from Libras to written portuguese for deaf students: an interdisciplinary and multimodal proposal |
Resumo
PDF
|
Rossana Alves Rocha, Camila Lopes Nascimento |
|
n. 22 (2021): EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ENSINO DE LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS: PESQUISAS E PRÁTICAS |
DE RACISTAS COMPULSÓRIOS A ANTIRRACISTAS: CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS PARA MUDANÇAS URGENTES / From compulsory racists to anti-racists: possible contributions to urgent changes |
Resumo
PDF
|
Simone Batista Silva |
|
n. 13 (2018): PRÁTICAS DE LINGUAGEM E ENSINO: LÍNGUAS, LITERATURAS E OUTROS CAMPOS DO SABER |
O TEXTO AUTOBIOGRÁFICO EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL / The autobiographical text in the middle school classroom |
Resumo
PDF
|
Flávia Cavalcante Rocha, Aurea Suely Zavam |
|
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING |
TECNOLOGIAS DIGITAIS, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: OUTRAS CRENÇAS, NOVOS DEVIRES / Digital technologies, multiliteracies and teacher training: other beliefs, new devires |
Resumo
PDF
|
Letícia Telles da Cruz, Úrsula Cunha Anecleto |
|
n. 23 (2021): DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AND IDENTITIES: FLUID AND FRAGMENTED ASPECTS IN LANGUAGE TEACHING |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERSPECTIVA DE LICENCIANDOS: A EMERGÊNCIA DE CRENÇAS, IDENTIDADES E EMOÇÕES EM UM FÓRUM DE DOCENTES EM FORMAÇÃO / Emergency remote teaching from the perspective of university students: the emergence of beliefs, identities and emotions on a forum of pre-service teachers |
Resumo
PDF
|
Marissol Rodrigues Mendonça da Fonseca, Janaina da Silva Cardoso |
|
n. 25 (2022): Dossiê 25 - LÍNGUAS DE SINAIS: TRAVESSIAS LINGUÍSTICAS, LITERÁRIAS E ARTÍSTICAS / SIGN LANGUAGES: LINGUISTIC, LITERARY AND ARTISTIC CROSSINGS |
COMPREENSÃO DE LEITURA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DO PADLET / Reading comprehension: a didactic proposal with the use of padlet |
Resumo
PDF
PDF
PDF
|
Janaína Nogueira, Katia Abreu |
|
n. 2 (2013): Janeiro-Junho |
A COMPLEXIDADE EM PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA QUE ABORDAM A PRÁTICA ESCRITA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Resumo
PDF
|
Maria Eugenia Witzler D’ESPOSITO, Gisele de OLIVEIRA |
|
1 a 28 de 28 itens |
|