A ABORDAGEM DA NEGAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA EM TEXTOS MULTIMODAIS / APPROACHING NEGATION IN BASIC EDUCATION: LINGUISTIC/SEMIOTIC ANALYISIS PRACTICE IN MULTIMODAL TEXTS

linguistic/semiotic analyisis practice in multimodal texts

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2024.85493

Palavras-chave:

Negação, Letramentos, Gramática. , Análise linguística. , Semiose.

Resumo

Este artigo enfatiza a relevância da abordagem, no ensino básico, dos fenômenos linguísticos e de outras semioses de forma atrelada ao seu papel nos efeitos de sentido do texto e na composição dos gêneros textuais. Para tanto, relata uma pesquisa-ação, desenvolvida no âmbito do PROFLETRAS e aplicada em uma turma do 7º do ensino fundamental. Esta pesquisa teve como objetivo propor, aplicar e analisar uma ação didática que levasse os alunos ao reconhecimento da funcionalidade e ao uso das diversificadas formas de marcação da negação em português, especialmente no que tange à intencionalidade persuasiva de seu emprego em publicidades, sinalizada através da linguagem. Para tanto, a partir de pesquisa diagnóstica dos conhecimentos dos estudantes, foi criado material autoral pautado na visão da prática de análise linguística, abordando a negação em sala de aula e levando os alunos a analisarem, identificarem e usarem as diversas formas de negação, sejam de natureza linguística ou através de outras semioses, por meio do incentivo ao reconhecimento de sua funcionalidade persuasiva em textos publicitários. A partir das atividades desenvolvidas com a turma e da análise comparativa de produção e atividade de sondagem de leitura inicial e final, notou-se um avanço considerável no conhecimento sobre as estratégias de negação.

Biografia do Autor

Natália Sathler Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil

Professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordena o mestrado profissional em Letras nessa instituição (PROFLETRAS/UFJF). Coordena o grupo de pesquisa Análise Linguística na Escola. É pesquisadora no Laboratório de Linguística Computacional FrameNet Brasil. Orienta trabalhos de mestrado em Linguística Aplicada atrelados à abordagem da gramática e dos gêneros textuais na escola. Trabalha, em viés cognitivista, com pesquisas na área de representação semântico-pragmática de gêneros multimodais. Realizou pós-doutorado no departamento de Sueco, Multilingualidade e Tecnologia Linguística da Universidade de Gotemburgo, Suécia. É doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora e graduada em Letras pela mesma instituição. Atuou como professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio. É autora de livros didáticos.

Wanessa Aparecida Ferreira Freitas, Escola Estadual Américo Lopes (EEAL), Eugenópolis, MG, Brasil

Mestre em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialista em Supervisão, Inspeção e Orientação escolar pela Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina (FASM). Especialista em Estudos da linguagem pela Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina (FASM) e Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina (FASM). Professora em Educação Básica pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e integrante do Grupo de pesquisas em Linguística da UFJF.

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

Sathler Sigiliano, N., & Aparecida Ferreira Freitas, W. (2024). A ABORDAGEM DA NEGAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA EM TEXTOS MULTIMODAIS / APPROACHING NEGATION IN BASIC EDUCATION: LINGUISTIC/SEMIOTIC ANALYISIS PRACTICE IN MULTIMODAL TEXTS: linguistic/semiotic analyisis practice in multimodal texts. Pensares Em Revista, (31), 33–56. https://doi.org/10.12957/pr.2024.85493

Edição

Seção

DOSSIÊ 31: OS IMPACTOS DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS: OBSERVAÇÕES DO CHÃO DA ESCOLA / DOSSIER 31: THE IMPACTS OF PROFLETRAS ON THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE AND LITERATURES: REMARKS FROM THE SCHOOL GROUND