A ABORDAGEM DA NEGAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA EM TEXTOS MULTIMODAIS / APPROACHING NEGATION IN BASIC EDUCATION: LINGUISTIC/SEMIOTIC ANALYISIS PRACTICE IN MULTIMODAL TEXTS
linguistic/semiotic analyisis practice in multimodal texts
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2024.85493Palavras-chave:
Negação, Letramentos, Gramática. , Análise linguística. , Semiose.Resumo
Este artigo enfatiza a relevância da abordagem, no ensino básico, dos fenômenos linguísticos e de outras semioses de forma atrelada ao seu papel nos efeitos de sentido do texto e na composição dos gêneros textuais. Para tanto, relata uma pesquisa-ação, desenvolvida no âmbito do PROFLETRAS e aplicada em uma turma do 7º do ensino fundamental. Esta pesquisa teve como objetivo propor, aplicar e analisar uma ação didática que levasse os alunos ao reconhecimento da funcionalidade e ao uso das diversificadas formas de marcação da negação em português, especialmente no que tange à intencionalidade persuasiva de seu emprego em publicidades, sinalizada através da linguagem. Para tanto, a partir de pesquisa diagnóstica dos conhecimentos dos estudantes, foi criado material autoral pautado na visão da prática de análise linguística, abordando a negação em sala de aula e levando os alunos a analisarem, identificarem e usarem as diversas formas de negação, sejam de natureza linguística ou através de outras semioses, por meio do incentivo ao reconhecimento de sua funcionalidade persuasiva em textos publicitários. A partir das atividades desenvolvidas com a turma e da análise comparativa de produção e atividade de sondagem de leitura inicial e final, notou-se um avanço considerável no conhecimento sobre as estratégias de negação.
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