A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM APP SOBRE O GÊNERO RESENHA DE FILME NO PROFLETRAS / The contribution of the theory of the activity for the construction of an app on the genre film review in the PROFLETRAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2018.36275Palavras-chave:
Letras, Língua Portuguesa, Linguística AplicadaResumo
O processo de formação do professor-aluno do Mestrado Profissional em Letras enfrenta desafios similares ao da formação inicial. Dentre eles, o movimento de aproprição de novas teorias tem sido bastante desafiador ao professor formador, justamente pelo fato de que são alunos, regra geral, há tempos afastados da academia. Se por um lado esses professores-alunos apresentam maior facilidade com os conhecimentos práticos, por outro, o conhecimento científico se coloca como desafiador, tendo em vista o volume de disciplinas que têm a cumprir, bem superior ao de um programa acadêmico. Diante desse cenário, o objetivo deste artigo é discutir o movimento de internalização de um professor-aluno na elaboração de um app do gênero resenha de filme. O foco está, sobretudo, nas ações e operações mobilizadas pela professora-formadora, que desencadeiam novas operações no aluno, com base na Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1998; 2001; 2004). Os resultados evidenciam que o movimento de internalização necessita de várias operações, de uma parceria entre formador e aluno, de vários eventos, e, portanto, de tempo para que se consolide.
Palavras-chave: formação do professor, gêneros discursivos, Teoria da Atividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).