ICONICIDADE E INFORMATIVIDADE NA CODIFICAÇÃO DO SINTAGMA NOMINAL: UMA ANÁLISE DE NOTÍCIAS SOBRE A CAMPANHA ELEITORAL DE 2022 / ICONICITY AND INFORMATIVITY ON NOMINAL PHRASES ENCONDING: AN ANALYSIS OF NEWS ABOUT 2022 ELECTIONS
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2023.79072Palabras clave:
Sintagma Nominal, Iconicidade, Informatividade, Linguística Funcional Centrada no UsoResumen
Este trabalho estuda a codificação do sintagma nominal (SN), particularmente em textos do gênero notícia. Temos como principal objetivo analisar, à luz dos princípios de iconicidade e informatividade, as formas de estruturação do Sintagma Nominal e sua possível correlação com fatores de natureza semântico-cognitiva e discursivo-pragmática. O estudo encontra suporte teórico-metodológico na Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU). Metodologicamente, este estudo baseia-se no raciocínio dedutivo e é de natureza quali-quantitativa. O corpus de análise foi constituído por 20 notícias, cujo foco era a campanha dos principais candidatos à Presidência da República em 2022: Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Foram analisados 264 sintagmas nominais. Os achados revelam que há uma larga preferência por SN lexicais, já que eles se adequam melhor aos propósitos do gênero. Observando a extensão desses SN, os resultados apontam uma maior frequência de SN mínimos, dado que os referentes são amplamente conhecidos. Observamos que o status informacional do referente é crucial para sua codificação no discurso, uma vez que SN mais extensos tendem a aparecer quando o referente é uma informação nova no discurso, enquanto SN menores são identificados em casos de status informacional dado/evocado/disponível ou, ainda, inferível. Dessa forma, o estudo mostra que a estrutura do (SN) está intimamente ligada a fatores semântico-cognitivos e discursivo-pragmáticos, comprovando que a premissa funcionalista de que há uma forte correlação entre forma e função.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).