ICONICIDADE E INFORMATIVIDADE NA CODIFICAÇÃO DO SINTAGMA NOMINAL: UMA ANÁLISE DE NOTÍCIAS SOBRE A CAMPANHA ELEITORAL DE 2022 / ICONICITY AND INFORMATIVITY ON NOMINAL PHRASES ENCONDING: AN ANALYSIS OF NEWS ABOUT 2022 ELECTIONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.79072

Palavras-chave:

Sintagma Nominal, Iconicidade, Informatividade, Linguística Funcional Centrada no Uso

Resumo

Este trabalho estuda a codificação do sintagma nominal (SN), particularmente em textos do gênero notícia. Temos como principal objetivo analisar, à luz dos princípios de iconicidade e informatividade, as formas de estruturação do Sintagma Nominal e sua possível correlação com fatores de natureza semântico-cognitiva e discursivo-pragmática. O estudo encontra suporte teórico-metodológico na Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU). Metodologicamente, este estudo baseia-se no raciocínio dedutivo e é de natureza quali-quantitativa. O corpus de análise foi constituído por 20 notícias, cujo foco era a campanha dos principais candidatos à Presidência da República em 2022: Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Foram analisados 264 sintagmas nominais. Os achados revelam que há uma larga preferência por SN lexicais, já que eles se adequam melhor aos propósitos do gênero. Observando a extensão desses SN, os resultados apontam uma maior frequência de SN mínimos, dado que os referentes são amplamente conhecidos. Observamos que o status informacional do referente é crucial para sua codificação no discurso, uma vez que SN mais extensos tendem a aparecer quando o referente é uma informação nova no discurso, enquanto SN menores são identificados em casos de status informacional dado/evocado/disponível ou, ainda, inferível.  Dessa forma, o estudo mostra que a estrutura do (SN) está intimamente ligada a fatores semântico-cognitivos e discursivo-pragmáticos, comprovando que a premissa funcionalista de que há uma forte correlação entre forma e função.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Cordeiro, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Linguística/Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Líder do Grupo de Estudos Língua em Uso (UFERSA) e membro do Grupo de Estudos Discurso & Gramática (UFRN).

Mateus Sales de Morais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Graduado em Letras-Português pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Cordeiro, F. da S., & Morais, M. S. de. (2023). ICONICIDADE E INFORMATIVIDADE NA CODIFICAÇÃO DO SINTAGMA NOMINAL: UMA ANÁLISE DE NOTÍCIAS SOBRE A CAMPANHA ELEITORAL DE 2022 / ICONICITY AND INFORMATIVITY ON NOMINAL PHRASES ENCONDING: AN ANALYSIS OF NEWS ABOUT 2022 ELECTIONS. Pensares Em Revista, (29), 76–105. https://doi.org/10.12957/pr.2023.79072