REPENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA COM CONTRIBUIÇÕES DE RICOEUR E MONTE MÓR / Rethinking linguistic education with Ricoeur and Monte Mór’s contributions
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2019.38462Palavras-chave:
Letras, Linguística Aplicada, Educação, Filosofia, LinguísticaResumo
Segundo Edgar e Sedgwick (2002, p. 193), Ricoeur foi um filósofo da linguagem fundamental para os estudos que realçam a importância da subjetividade humana, isto é, “a maneira pela qual pensamos sobre nós mesmos”. Ricoeur deixou para trás a intenção do autor, por estar além do nosso alcance, para conjecturar outros sentidos argumentando que “compreender não é apenas repetir o evento do discurso num evento semelhante, é gerar um novo acontecimento, que começa com o texto em que o evento inicial se objectivou” (RICOEUR, 2009, p. 106). Assim, este artigo explora alguns conceitos da filosofia ricoeuriana, como ruptura, fenomenologia, hermenêutica da suspeita e interpretação, e suas releituras encontradas especialmente nos trabalhos de Monte Mór (1999; 2018), buscando levantar as suas potencialidades não só para a formação de professores de línguas/linguagens, mas também para as teorias contemporâneas sobre letramentos e sociedade. Na primeira sessão – Por uma filosofia das linguagens/línguas e culturas –, a fenomenologia, a hermenêutica e a hermenêutica da suspeita de Ricoeur são apresentadas e discutidas. Posteriormente, exploramos o conceito de hermenêutica com vistas à ampliação do olhar sobre a interpretação com exemplos retirados da mídia. A terceira sessão busca relacionar os conceitos filosóficos ricoeurianos com a educação linguística. Finalizamos esse artigo com orientações nas práticas pedagógicas em que tais conceitos filosóficos podem compor suas bases.
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