v. 20 n. 36 (2021): Estudos literários e intermidialidade

					Visualizar v. 20 n. 36 (2021): Estudos literários e intermidialidade
Publicado: 2021-09-16

Apresentação

  • Apresentação

    Lais Alves, Thayane Verçosa
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62362

Entrevista

  • Entre imagem e palavra: entrevista com a professora Márcia Arbex

    Márcia Arbex, Thayane Verçosa, Lais Alves
    3-24
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62382
  • The Art of Music Between Image and Word: An Interview with Orit Hilewicz

    Orit Hilewicz, Gibran Araújo de Souza, Lais Alves, Thayane Verçosa
    25-59
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62361

Dossiê

  • OS DOIS GALANGAS: NARRATIVAS AFRO-DIASPÓRICAS EM CHICO REI E RINCÓN SAPIÊNCIA

    Santos Santos Cruz
    85-97
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57096
  • ONDE ANDARÁ DULCE VEIGA? A PRESENÇA DO CINEMA NO ROMANCE DE CAIO FERNANDO ABREU

    Marília Corrêa Parecis de Oliveira
    98-116
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57928
  • A AVE, de Wlademir Dias-Pino, e “Homenaje a Wlademir Dias-Pino”, de Clemente Padín: relações ciberpoéticas

    Vinicius Carvalho Pereira
    117-139
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.58709
  • Entre Oswald e Oficina: as cinco faces do Mangue.

    Luciana Ferreira
    140-157
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59134
  • Da canção ao livro: procedimentos de transposição e referência em Gigolô de Bibelôs, de Waly Salomão

    Augustto Corrêa Cipriani
    158-171
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60009
  • Cagliostro em l’affaire du collier de la reine: entre a história, a literatura e o cinema

    Maria Gabriella Flores Severo Fonseca, Sidney Barbosa
    172-190
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60010
  • A SENSIBILIDADE INTERMIDIAL NA CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS EM “COISAS QUE ACARINHO E ME MORREM ENTRE OS DEDOS”, DE DULCE MARIA CARDOSO

    Larissa Fonseca e Silva, Miriam de Paiva Vieira
    191-203
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60038
  • Intersecções entre escrita e imagem em A coleção particular, de Georges Perec

    Sabrina Ferraz Fraccari
    204-220
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60091
  • Nelson Rodrigues, da literatura para o cinema: uma análise sobre a adaptação audiovisual do romance "O casamento"

    Fernanda Estiges Toledo
    221-237
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60099
  • A poesia eisensteiniana de Vinicius de Moraes: o olhar cinematográfico de uma poética

    Bruno Araujo Salgueiro
    238-254
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60128
  • A NARRATIVA PÓS-MODERNA NOS VIDEOCLIPES DA BANDA DISTURBED: O DESERTO DO REAL COM SONHOS DE (UMA) REVOLUÇÃO (ABORTADA)

    Douglas Eraldo dos Santos, Fabiana Piccinin
    255-269
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60134
  • Intermidialidade músico-literária em Luiz Antonio de Assis Brasil: aproximações entre O inverno e depois e o Concerto para violoncelo e orquestra

    Edemilson Antônio Brambilla
    270-286
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60137
  • Aplicações da Teoria Dramatúrgica de Goffman para a Análise Multimodal

    Fernando Fidelix Nunes
    287-304
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.61508

Estudos de Literatura

  • A poetisa do Jardim de Infância: contribuições de Zalina Rolim para consolidação da poesia infantil

    Cristina Loff Knapp
    305-318
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57139
  • Ciberativismo negro feminino social no Instagram: as atividades da rede em prol da prática antirracista durante a pandemia de Covid-19

    Luciana Priscila Santos Carneiro, Vanessa Riambau Pinheiro
    319-341
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.58639
  • Revisitando o “Barba Azul” (1697) através das imagens silenciosas de Georges Méliès

    Maristela Gonçalves Sousa Machado, Ana Luiza Ramazzina-Ghirardi
    342-364
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59664
  • EVENTOS LITERÁRIOS, FORMAÇÃO DE LEITORES E INTERMIDIALIDADE: AS PRÁTICAS DE LEITURA NA 10ª FESTA LITERÁRIA DE BOQUEIRÃO

    Iasmin Mendes
    365-378
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59760
  • ANÁLISE DO CONTO “O ESPELHO”: Reflexões Sobre o Materialismo Ideológico do Discurso na Sociedade Capitalista.

    Karyelly Guimares Moreira, Lúcia Gonçalves de Freitas
    379-391
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59842
  • O Corvo e a Raposa: a ressignificação dos personagens no videoclipe Appât de Velours

    Melissa Marangoni Leme
    392-405
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59913
  • A poesia Palestina como resistência à barbárie

    Luís Eustáquio Soares, Fábio Henrique Araújo Santos, Marcos Rocha Matias
    406-426
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59968
  • Netflix e a narrativa transmídia como meio de aproximação cultural

    Nara Luiza de Paula Socci
    427-441
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59969
  • DO MATRICÍDIO À ETERNIDADE: CAMILO CASTELO BRANCO

    Raphael Parra Hernandes, Luciene Marie Pavanelo
    442-462
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59992
  • Metáforas, racialização e referenciação: os processos de construção do personagem Francisco Simões Alpedrinha em A Filha do Doutor Negro, de Camilo Castelo Branco

    Amanda Regina dos Santos Lourenço
    463-477
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60036
  • LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E SUAS INTERFACES

    Elen Karla Sousa da Silva
    478-504
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60057
  • A ordem no olho da rua: uma experiência ética e estética no Rio de Janeiro

    Carla dos Santos e Silva Oliveira
    505-528
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60084
  • Jonson e Shakespeare: a noção de autoria no teatro inglês do início da Era Moderna

    Amanda Fiorani Barreto
    529-541
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60107
  • Contos Tradicionais do Brasil, de Câmara Cascudo: entre tradição e inovação

    Adriana Aparecida de Jesus Reis
    542-565
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60111
  • Milton Hatoum na Internet: performance e epitexto digital

    Ana Carolina da Conceição Figueiredo
    566-582
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60121
  • Sérgio Roveri: Leitor de Eurípides

    Bianca de Franceschi Fiuza
    583-605
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60122
  • Selva trágica e o subdesenvolvimento brasileiro: um diálogo estético-político entre o romance de Hernani Donato e o filme de Roberto Farias

    Volmir Cardoso Pereira, Crisrober Dos Santos Silva
    606-629
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60130
  • Brás Cubas: um estudo na construção do defunto autor na Literatura e no Cinema

    Bruna Canellas Canellas de Freitas
    630-649
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60146
  • Rosto e corpo estranhos: a vesga Angélica Ricos Olhos e a coxa Dolores (A Gloriosa Família (1997), romance angolano de Pepetela)

    Denise Rocha
    650-669
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60196

Resenhas

  • Clarice Lispector e os romances da escuta

    Nayana Moreira Moraes
    670-676
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60414
  • Letramentos, linguagens e mídias digitais

    Ana Márcia Santos Honorato da Silva, Geam Karlo Gomes
    677-684
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.61310

Expediente