Intersecções entre escrita e imagem em A coleção particular, de Georges Perec
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60091Palavras-chave:
Ut pictura poesis, Campo artístico, Literatura, Pintura, Poéticas interartes.Resumo
O artigo tem como objetivo estudar as relações que se estabelecem entre literatura/escrita e pintura/imagem na novela A coleção particular, do escritor francês Georges Perec, de modo a perceber e analisar as intersecções entre elas ao longo da narrativa. A fim de compor seu labirinto, Perec retoma a polêmica do Ut pictura poesis (“Um poema é como um quadro”) e as disputas entre pintura e literatura no interior do campo artístico, buscando refletir sobre o jogo de poder nesse cenário. Neste sentido, literatura/escrita e pintura/imagem são, na novela de Perec, potencialidades que jogam juntas e se complementam mutuamente, oferecendo mais caminhos ao leitor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.