ONDE ANDARÁ DULCE VEIGA? A PRESENÇA DO CINEMA NO ROMANCE DE CAIO FERNANDO ABREU
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57928Palabras clave:
Cinema. Caio Fernando Abreu. Intermidialidade. Romance.Resumen
O presente artigo propõe uma análise do romance Onde andará Dulce Veiga, de Caio Fernando Abreu, identificando as funções e os efeitos de um diálogo com a linguagem do cinema e com elementos da cultura de massa. Pretende-se, a partir da leitura da obra, compreender como a escrita literária reelabora as estratégias cinematográficas e dialoga com elas. Entende-se que o diálogo com o cinema, nesse romance, difere do que almejou a vanguarda modernista, já que se passa, simultaneamente, a problematizar a ideia do cinema na forma do texto e as dificuldades de representação em um universo inundado pelo audiovisual, bem como a incorporar experimentalismos estéticos como possibilidade de diálogo com o mercado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.