A ordem no olho da rua: uma experiência ética e estética no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60084Palavras-chave:
Rua, Ordenamento, Modernidade, Contemporaneidade.Resumo
O presente artigo pretende reunir algumas produções artísticas pensadas a partir da prática de se mover pelas ruas do Rio de Janeiro, com o intuito de estabelecer alguns diálogos entre autores das duas primeiras décadas dos séculos XX e XXI. Debruçando-me sobre essas obras, meu objetivo é refletir como as transformações experimentadas pela metrópole aparecem nessas obras nas referidas quadras de tempo, bem como discutir a presença da questão do ordenamento urbano, tão premente na Belle Époque carioca e ainda manifesta nos dias de hoje. Para além de um determinado eixo temático, finalmente, proponho-me a identificar a insistência de alguns atributos nos trabalhos que brotam da fruição dos espaços públicos, como a irreverência, o espanto e o afeto, entendendo a experiência do cotidiano na rua como uma oportunidade invulgar de proximidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.