O Corvo e a Raposa: a ressignificação dos personagens no videoclipe Appât de Velours

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59913

Palavras-chave:

Intermidialidade, La Fontaine, O Corvo e a Raposa, videoclipe.

Resumo

Desde a década de 80 produzem-se videoclipes musicais, contudo após a popularização de plataformas como o Youtube, suas difusões tornaram-se mais frequentes. Visto que adaptações de obras literárias são comuns em produções audiovisuais, como o cinema, em relação a esta mídia não seria diferente: é possível encontrar videoclipes que são transposições de poemas, romances e até mesmo fábulas. Isto posto, este trabalho apresenta a análise da transposição midiática de O Corvo e a Raposa, de La Fontaine, para o vídeoclipe Appât de Velours, dos artistas Zaz e Alex RenarT. Parte-se da hipótese que, para a construção da nova mídia, houve uma ressignificação dos personagens e, através desta mudança, o clipe musical ressignifica a mensagem da fábula.

 

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Biografia do Autor

Melissa Marangoni Leme, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestranda em Letras, na linha de pesquisa de Linguagens em Novos Contextos pela mesma universidade.

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

LEME, Melissa Marangoni. O Corvo e a Raposa: a ressignificação dos personagens no videoclipe Appât de Velours. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 36, p. 392–405, 2021. DOI: 10.12957/palimpsesto.2021.59913. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/59913. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)