O Corvo e a Raposa: a ressignificação dos personagens no videoclipe Appât de Velours

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59913

Palavras-chave:

Intermidialidade, La Fontaine, O Corvo e a Raposa, videoclipe.

Resumo

Desde a década de 80 produzem-se videoclipes musicais, contudo após a popularização de plataformas como o Youtube, suas difusões tornaram-se mais frequentes. Visto que adaptações de obras literárias são comuns em produções audiovisuais, como o cinema, em relação a esta mídia não seria diferente: é possível encontrar videoclipes que são transposições de poemas, romances e até mesmo fábulas. Isto posto, este trabalho apresenta a análise da transposição midiática de O Corvo e a Raposa, de La Fontaine, para o vídeoclipe Appât de Velours, dos artistas Zaz e Alex RenarT. Parte-se da hipótese que, para a construção da nova mídia, houve uma ressignificação dos personagens e, através desta mudança, o clipe musical ressignifica a mensagem da fábula.

 

Biografia do Autor

Melissa Marangoni Leme, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestranda em Letras, na linha de pesquisa de Linguagens em Novos Contextos pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

Leme, M. M. (2021). O Corvo e a Raposa: a ressignificação dos personagens no videoclipe Appât de Velours. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(36), 392–405. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59913