ANÁLISE DO CONTO “O ESPELHO”: Reflexões Sobre o Materialismo Ideológico do Discurso na Sociedade Capitalista.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59842

Palavras-chave:

O espelho, Materialismo do discurso, Fetichismo

Resumo

O presente estudo tem a intenção de discorrer sobre o materialismo ideológico do discurso, através de uma abordagem qualitativa interpretativista da narrativa ficcional O Espelho-Esboço de uma nova teoria da alma humana (1994), de Machado de Assis. Para isso, respaldo-me nas concepções de Bakhtin (1989), sobre Marxismo e Filosofia da Linguagem e na obra O capital de Karl Marx (1983), acerca das categorias essência e aparência e fetichismo de mercadorias. Isto posto, a metodologia de análise permitiu demonstrar a relação dos objetos e do capitalismo na constituição de identidades na sociedade.

Biografia do Autor

Karyelly Guimares Moreira, Universidade Estadual de Goiás

Atualmente é discente do Curso de Pós-Graduação Stricto Senso PPG-IELT Mestrado Interdisciplinar em Educação , Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás- Anapólis. Possui uma complementação em Pedagogia e Especialização em pscicopedagogia pelo Instituto Maximus. Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura pela Uniasselvi- Centro de Ensino Leonardo da Vinci e em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa pela FAVENI- Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2018). É integrante do Grupo de Estudos em Perspectivas Críticas na Educação Linguística, Letramentos e Discursos (INTEGRA/UEG). Possui experiência do nível da Educação Básica ao nível de Ensino Superior e atua como professora substituta na UEG- UnU Posse-Unidade Universitária de Posse-Go.

Lúcia Gonçalves de Freitas, Universidade Estadual de Goiás

  Doutorada em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Foi bolsista do Programa de Estágio de Doutorado no Exterior (PDEE), pela CAPEs, tendo sido pesquisadora visitante no Center for Advanced Research in English, na Universidade de Birmingham, Inglaterra. Atualmente, é professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia da mesma instituição. Foi Coordenadora de Pesquisa da UEG-Jaraguá de 2003 a 2019. Lidera o GUARÁ- Grupo de Estudos de Jaraguá, onde desenvolve pesquisas interdisciplinares que, a partir do campo da Linguística Aplicada, especialmente dos Estudos Discursivos, transversalizam temas como violência, gênero, cultura, políticas públicas, patrimônio e áreas como Educação, Tecnologia e Direito. Atualmente é coordenadora de uma ação extensionista que desenvolve a Biblioteca dos Saberes Jaraguenses.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

Moreira, K. G., & de Freitas, L. G. (2021). ANÁLISE DO CONTO “O ESPELHO”: Reflexões Sobre o Materialismo Ideológico do Discurso na Sociedade Capitalista. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(36), 379–391. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59842

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)