ANÁLISE DO CONTO “O ESPELHO”: Reflexões Sobre o Materialismo Ideológico do Discurso na Sociedade Capitalista.
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59842Palavras-chave:
O espelho, Materialismo do discurso, FetichismoResumo
O presente estudo tem a intenção de discorrer sobre o materialismo ideológico do discurso, através de uma abordagem qualitativa interpretativista da narrativa ficcional O Espelho-Esboço de uma nova teoria da alma humana (1994), de Machado de Assis. Para isso, respaldo-me nas concepções de Bakhtin (1989), sobre Marxismo e Filosofia da Linguagem e na obra O capital de Karl Marx (1983), acerca das categorias essência e aparência e fetichismo de mercadorias. Isto posto, a metodologia de análise permitiu demonstrar a relação dos objetos e do capitalismo na constituição de identidades na sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.