Cagliostro em l’affaire du collier de la reine: entre a história, a literatura e o cinema
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.60010Palavras-chave:
Personagem, Transficcionalidade, Adaptação, Literatura e Cinema, CagliostroResumo
Cagliostro (1743-1795) foi uma figura histórica envolvida na trama social conhecida como l’affaire du collier de la reine, ocorrida em 1785 na Corte de Luís XVI e de Maria Antonieta, retratada no romance histórico Le Collier de la reine (1850-1852) de Alexandre Dumas, Pai. Na narrativa, o autor francês dialoga com arquivos históricos a respeito do personagem e é bastante inventivo na sua caracterização, apresentando-o como um agente inoportuno de um episódio político considerado preparador da queda da Bastilha. O enigmático e influente Cagliostro, inventado por Dumas, tornou-se transficcional, sendo retomado no filme Black Magic/ Cagliostro (1949). Nessa obra, o personagem passou a transitar alterado e renovado, indo do texto ao filme parcial ou totalmente modificado, enriquecendo mais ainda o repertório adquirido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.