Revisitando o “Barba Azul” (1697) através das imagens silenciosas de Georges Méliès

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59664

Palabras clave:

“Barba Azul”, Conto de fadas, Versão fílmica, Transposição midiática, Roteiro pedagógico.

Resumen

Este artigo apresenta um roteiro pedagógico baseado em aspectos das relações entre a narrativa escrita do conto “Barba Azul” (1697) de Charles Perrault e a versão fílmica homônima de Georges Méliès (1901). Em um primeiro momento, analisaremos algumas questões relativas ao processo de transposição midiática (RAJEWSKI, 2012) do conto para o filme. Em seguida, um roteiro pedagógico baseado nessas duas mídias será proposto visando a formação de futuros formadores em Letras.

 

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Biografía del autor/a

Maristela Gonçalves Sousa Machado, Universidade Federal de Pelotas

Porofessora associada da área de Francês do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas

 

Ana Luiza Ramazzina-Ghirardi, UNIFESP

Professora Associada do departamento de Letras da UNIFESP e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição.

Publicado

2021-09-16

Cómo citar

MACHADO, Maristela Gonçalves Sousa; RAMAZZINA-GHIRARDI, Ana Luiza. Revisitando o “Barba Azul” (1697) através das imagens silenciosas de Georges Méliès. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 36, p. 342–364, 2021. DOI: 10.12957/palimpsesto.2021.59664. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/59664. Acesso em: 16 jun. 2025.

Número

Sección

Estudos de Literatura (Tema livre)