A poetisa do Jardim de Infância: contribuições de Zalina Rolim para consolidação da poesia infantil
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57139Palavras-chave:
Zalina Rolim, poesia infantil, resgate de escritoras, estudos culturais de gênero.Resumo
O presente artigo tem o objetivo de investigar a notoriedade da poetisa Zalina Rolim para a literatura infantil brasileira no século XIX. Para tanto, nosso corpus de estudo serão os poemas publicados pela autora na revista A Mensageira, com a intenção de trazer à tona as vozes não consagradas pela historiografia literária tradicional. Além disso, faremos uma breve comparação com poemas publicados em seu primeiro livro dedicado aos pequenos: O Livro das Crianças (1897). Assim, será demonstrado a riqueza de seus poemas para a literatura infantil brasileira. Nossa discussão terá como baliza norteadora os Estudos Culturais de Gênero e o resgate da escrita das mulheres na imprensa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.