v. 10 n. 24 (2021): DOSSIÊ TEMÁTICO: 20 ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

					Visualizar v. 10 n. 24 (2021): DOSSIÊ TEMÁTICO: 20 ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Publicado: 2021-09-28

CRÉDITOS

EDITORIAL

APRESENTAÇÃO

  • 20 ANOS - MEMÓRIAS E CELEBRAÇÃO DAS DCN-EJA

    Andrea da Paixão Fernandes, Elionaldo Fernandes Julião
    3-5
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.62629

ENTREVISTA

ARTIGOS ENCOMENDADOS

  • POR QUE CELEBRAR OS 20 ANOS DE APROVAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?

    Jane Paiva
    15-42
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.62627
  • DOCENTES DA EJA NO CONTEXTO DE VINTE ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES

    Maria Margarida Machado, Claudia Borges Costa
    43-62
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58144
  • DOCUMENTOS CURRICULARES, MARCOS LEGAIS E DEMANDAS POTENCIAIS DE MATRÍCULA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Adriana Regina Sanceverino
    63-80
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57851

ARTIGOS

  • VINTE ANOS DO PARECER CNE/CEB N. 11/2000: DOS AVANÇOS AOS DESAFIOS AINDA NÃO SUPERADOS PELA EJA

    Jaqueline Luzia da Silva, José Carlos Lima de Souza, Carlos Soares Barbosa
    81-95
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57738
  • 20 ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA: INTERLOCUÇÕES ONTEM E HOJE

    Adriana Pereira da Silva, Jarina Rodrigues Fernandes, Valéria Aparecida Viera Velis
    96-112
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57815
  • AVANÇOS E IMPASSES DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO APÓS AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

    Selma dos Santos, Eduardo José Fernandes Nunes
    113-129
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57601
  • DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUESTÕES SOBRE FORMAÇÃO, INCLUSÃO, EMANCIPAÇÃO E AUTONOMIA

    Márcia da Silva Freitas, Valdelúcia Alves da Costa
    130-146
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57802
  • DIREITO À EDUCAÇÃO AOS JOVENS E ADULTOS NA PANDEMIA

    Adriana de Almeida, Bárbara de Souza Guaraciaba
    147-162
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57801
  • VINTE ANOS DEPOIS: DESAFIOS DA EJA NA FORMAÇÃO DOS JOVENS NO CONTEXTO DA DUALIDADE ESTRUTURAL

    Anderson Teixeira Boanafina, Sandro Marcelo Hilário, Lilian Soares Boanafina
    163-179
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58150
  • QUAL CURRÍCULO PARA QUAL EJA? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS CURRICULARES NACIONAIS EM 20 ANOS DE DCN-EJA (2000-2020)

    Alessandra Nicodemos, Enio Serra
    180-195
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58190
  • GÊNEROS E SEXUALIDADES: ESCRITAS JUVENIS NA TESSITURA DE ESPAÇOS FRONTEIRIÇOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Raquel Carine Martins Beserra Martins Beserra, Maria Eleni Henrique da Silva Henrique Silva
    196-212
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57796
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

    Heli Sabino Oliveira, Maria José Batista Pinto Flores, Nayara Siva de Carie, Walesson Gomes da Silva
    213-229
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57804
  • QUESTÕES SOCIAIS E RACIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM O USO DE APLICATIVOS SOCIAL AND RACIAL ISSUES IN THE

    Andrea Lugo Nectoux, Gizele Dias Pereira, Michele Francisco Cassiano, Thays Leal Silva
    230-247
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57701
  • REFERÊNCIAS VIVIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DAS DIRETRIZES AO LETRAMENTO

    Laís Lemos Silva Novo Pinheiro
    248-264
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58181
  • COMO ENSINAM OS PROFESSORES DE SURDOS DA EJA? DISCUSSÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO

    Bianca Sonale Fonseca da Silva, Simone Maria da Rocha
    265-275
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57819
  • CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA

    Francisco Josimar Ricardo Xavier, Pryscilla Teixeira Duarte Cardoso, Adriano Vargas Freitas
    276-291
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57322
  • O ESTÁGIO CURRICULAR EM EJA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Ana Paula Abreu Moura
    292-307
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57756
  • ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM EJA E AS FUNÇÕES REPARADORA, EQUALIZADORA E QUALIFICADORA DAS DCN-EJA

    Daniel Pereira de Oliveira, Geisi dos Santos Nicolau, Mairce da Silva Araujo
    308-323
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57820
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PARANÁ: DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E ESTADUAIS AO ALINHAMENTO À BNCC

    Adriana Medeiros Farias, Edinéia Navarro Chilante, Claudinéia Maria Vischi Avanzini
    324-338
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58204
  • A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA COLÔMBIA E NO BRASIL: ENTRE 1990-2016

    Ana Lucia Medina Maya, Mônica Dias Peregrino Ferreira
    339-355
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57351