20 ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA: INTERLOCUÇÕES ONTEM E HOJE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57815

Keywords:

Educação de jovens e adultos, Políticas públicas, Direito à educação, Diretrizes curriculares, Concepção crítico-libertadora

Abstract

O artigo objetiva identificar concepções subjacentes às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (DCNEJA), promulgadas pelo Conselho Nacional de Educação em 2000, capazes de oferecer sustentação a políticas e práticas para a modalidade ontem e hoje. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter documental, tendo contribuições bakhtinianas como aportes teóricos-metodológicos As análises permitiram o reconhecimento de interlocuções das DCNEJA com a concepção crítico-libertadora de Paulo Freire e com a racionalidade do direito sob a ética humana de Enrique Dussel, sob a lente dos conceitos de perenidade e transformação. Pode-se vislumbrar o potencial das DCNEJA para dar suporte a políticas, práticas e movimentos de resistência no campo da EJA, no cenário atual de descompromisso do Estado.


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Pereira da Silva, membro do grupo de estudos e pesquisas em Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal São Carlos_ UFSCAr

Mestre e Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP

Jarina Rodrigues Fernandes, Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos_ UFSCar

Mestre e Doutora em Educação: Currículo_ PUC/SP;

Professora do programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar

Valéria Aparecida Viera Velis, UNESP RIO CLARO

Mestrado e doutorado em política Pública pela UNESP RIO CLARO

 

Published

2021-09-28

How to Cite

SILVA, Adriana Pereira da; FERNANDES, Jarina Rodrigues; VELIS, Valéria Aparecida Viera. 20 ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA: INTERLOCUÇÕES ONTEM E HOJE. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 24, p. 96–112, 2021. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2021.57815. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/57815. Acesso em: 23 jun. 2025.

Most read articles by the same author(s)