AVANÇOS E IMPASSES DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO APÓS AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57601Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, políticas públicas de educação, participação popularResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é fundamental na transformação econômica, política e cultural dos sujeitos, comunidades e sociedade. A partir deste olhar, o presente artigo tem como objetivo discutir os avanços e os impasses da política de educação implementada no Brasil após os 20 anos de aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia utilizada no estudo foi a pesquisa bibliográfica, o site do Ministério da Educação (MEC) e a análise documental de marcos legais da Educação de Jovens e Adultos. No caso brasileiro, todas as propostas contemporâneas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ser olhadas a partir das Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, Resolução CNE/CBE nº 01 de 2000, para que se possa ver os contextos em que estão inseridas desde o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso até o do atual presidente Jair Messias Bolsonaro. Nesse artigo, entendemos que no momento atual a modalidade EJA vem sendo enfraquecida vertiginosamente desde o nível federal ao estadual e o municipal, razões pelas quais observamos um processo contínuo de desqualificação da educação pública no Brasil.
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