A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA COLÔMBIA E NO BRASIL: ENTRE 1990-2016
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57351Palavras-chave:
Políticas. Democracia. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Nas últimas décadas, os países latino-americanos vêm atravessando um processo de transformações em seus sistemas sociais e educativos. Portanto, é necessário saber se as reformas de acesso, permanência e qualidade no ensino têm sido favoráveis para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para os sujeitos que compõem essa modalidade, que no passado não tiveram a oportunidade de acessarem esses sistemas. Neste artigo, tentamos olhar as formas com que duas nações, Brasil e Colômbia, após os processos de redemocratização política e de expansão da educação, construíram os programas para esta população entre 1996 e 2016. O estudo foi realizado numa perspectiva comparativa entre as políticas educacionais que estruturam esta modalidade, passando pelo contexto histórico das reformas em que se desenvolveram os programas. Destacaremos, finalmente, os achados encontrados pela investigação ao longo do estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.