VINTE ANOS DEPOIS: DESAFIOS DA EJA NA FORMAÇÃO DOS JOVENS NO CONTEXTO DA DUALIDADE ESTRUTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58150

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Juvenilização, Dualidade Estrutural, Políticas de Educação.

Resumo

Ao estabelecer reflexões sobre os vinte anos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, este artigo aborda a juvenilização da EJA como um fenômeno que precisa ser estudado e compreendido no contexto de uma sociedade marcada pela dualidade estrutural, um processo-movimento histórico e complexo, que se alimenta das condicionantes necessárias à sobrevivência do ser humano, incluindo o trabalho e a educação. O artigo se vale dos fundamentos do materialismo histórico-dialético como eixo-norteador, apoiado por autores sobre o tema, na busca por desvelar as conexões entre o objeto em estudo e a estrutura da nossa sociedade.

Biografia do Autor

Anderson Teixeira Boanafina, Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz (Casa de Oswaldo Cruz-COC) - Pesquisador da Rede UNIVERSITAS-BR

Assessor da Vice-Dir de Pesquisa e Educação e Coordenador Pedagógico da Casa de Oswaldo Cruz-Fiocruz. Pesquisador da Rede UNIVERSITAS-BR

Sandro Marcelo Hilário, Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz (Casa de Oswaldo Cruz-COC) Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Consórcio CEDERJ)

Coordenador da Secretaria Acadêmica da Casa de Oswaldo Cruz-Fiocruz

Professor-tutor presencial CEDERJ

Lilian Soares Boanafina, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-IFRJ

Coordeandora Geral de Concuros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-IFRJ

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Boanafina, A. T., Hilário, S. M., & Boanafina, L. S. (2021). VINTE ANOS DEPOIS: DESAFIOS DA EJA NA FORMAÇÃO DOS JOVENS NO CONTEXTO DA DUALIDADE ESTRUTURAL. E-Mosaicos, 10(24), 163–179. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58150