QUAL CURRÍCULO PARA QUAL EJA? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS CURRICULARES NACIONAIS EM 20 ANOS DE DCN-EJA (2000-2020)
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58190Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Currículo, DCN-EJA, Políticas Educacionais, Legislação Educacional.Resumen
Há 20 anos, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos (DCN-EJA) normatizam o funcionamento da EJA enquanto modalidade de ensino nos seus mais diferentes aspectos, dentre os quais o currículo escolar. Ao longo desse período, políticas curriculares nacionais foram elaboradas a partir das diferentes orientações políticas que se revezaram no poder. Quais concepções de EJA marcaram essas políticas? Que compreensões traziam a respeito do currículo escolar? Guiado por essas indagações, o presente artigo tece considerações acerca de legislações e propostas curriculares da EJA, tendo como foco as mudanças e permanências que caracterizaram o período em questão. Tomando como base teórico-metodológica o conceito de Estado ampliado cunhado por Gramsci, percebe-se, ao final da análise, o quanto o processo de formulação dessas políticas deve ser compreendido como expressão dos sentidos de EJA em disputa na sociedade.Descargas
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