QUESTÕES SOCIAIS E RACIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM O USO DE APLICATIVOS SOCIAL AND RACIAL ISSUES IN THE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57701

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, relações étnico-raciais, interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho apresenta a elaboração e a prática de uma proposta pedagógica interdisciplinar cujo tema central são as relações étnico-raciais, o racismo e a marginalização social no contexto da sociedade brasileira, a partir da leitura de trechos do livro “Quarto de despejo – Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, e do conto “Espiral”, de Geovani Martins. A abordagem deste assunto tem como objetivo maior o combate à desigualdade racial e a promoção da equidade e da cidadania. O projeto consiste numa sequência didática com o uso de aplicativos digitais. O público-alvo do projeto foram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Módulo II do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos de unidades escolares do estado do Rio de Janeiro. Como uma proposta interdisciplinar, procuramos desenvolver o tema a partir dos múltiplos e complexos aspectos e fatores que forjam as relações raciais no Brasil e de um processo de emergência das vozes de sujeitos historicamente subalternizados pelo paradigma moderno dominante.

Biografia do Autor

Andrea Lugo Nectoux, PROPGPEC Colégio Pedro II

Professora de Filosofia da Rede Estadual do Rio de Janeiro

Especialista em Ensino de Filosofia na Educação Básica e em Revisão de Texto

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Nectoux, A. L., Pereira, G. D., Cassiano, M. F., & Silva, T. L. (2021). QUESTÕES SOCIAIS E RACIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM O USO DE APLICATIVOS SOCIAL AND RACIAL ISSUES IN THE. E-Mosaicos, 10(24), 230–247. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57701