DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CONQUISTAS E DIREITOS PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.62651Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA, Direito à Educaçao, EJAResumo
Neste ano marcado pelo Centenário de Paulo Freire, nada mais propício que revisitarmos algumas das conquistas e lutas do campo da educação que mais afetam, tocam e buscam garantir direitos às pessoas jovens, adultas e idosas em nosso país. Mesmo diante de cenários adversos que os últimos anos vêm proporcionando à nossa população e, principalmente, aos mais vulnerabilizados socialmente, cabe refletir sobre os passos que foram atingidos e devem ser ampliados para milhares de cidadãos que buscam alcançar, por meio do acesso e da permanência à educação e à escolarização, a continuidade de seus estudos, com intuito de tomar parte da vida social plenamente. Este número da revista e-Mosaicos se insere na discussão da necessidade da estruturação de políticas públicas, como marcos definidos, que precisam ser estabelecidos para que desigualdades não se perpetuem, apartando parcelas inteiras de nossa população reproduzindo ciclos de situações excludentes que se tornam obstáculos naturalizados reveladores de contradições inerentes à sociedade conservadora e patrimonialista que perdura em nosso país. O fruto das lutas sociais preocupadas em transformar o quadro de desigualdades simbólicas, econômicas, políticas e culturais se materializa em diretrizes que tentam, ao longo dos últimos 20 anos, promover mudanças entre as brechas possíveis, buscando produzir novas garantias, práticas e narrativas com e a respeito da educação das pessoas jovens e adultas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.