COMO ENSINAM OS PROFESSORES DE SURDOS DA EJA? DISCUSSÕES NA PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57819Palavras-chave:
Práticas de ensino, EJA, Alunos surdosResumo
Esta pesquisa do tipo estado do conhecimento (ANDRÉ 2009) tem como objetivo discutir acerca das produções científicas a nível de Pós-graduação que versam sobre as práticas de ensino de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA, voltadas para educandos surdos. A pesquisa foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Optamos por esses bancos de dados por entendermos que o professor que atua com aluno surdo nessa modalidade de ensino não tem em sua formação inicial uma base sólida para tal e por isso nos interessa refletir sobre a formação continuada, a nível de Pós-graduação. Para tanto, foram utilizados os descritores Práticas de ensino AND surdos AND EJA. Dos achados, encontramos vinte trabalhos, destes trabalhamos somente com onze, pois alguns não iam de encontro aos interesses da pesquisa e outros não estavam disponíveis para leitura. Destes, dividimos em categorias temáticas e analisamos quanto a relevância destas para a temática. São elas, Áreas de pesquisa: apontamentos e lacunas; Regiões diferentes, discussões semelhantes; Vozes discentes na inclusão. Com os achados podemos empreender que as discussões nesta área são muito recentes, uma vez que fizemos um filtro a partir do ano de 2007 e só encontramos trabalhos que datavam de 2013 para cá. Alguns resultados apontam para uma inversão de papeis dos profissionais que atuam com estes alunos e problemas nas práticas de ensino que sejam efetivas para uma inclusão e real aprendizagem do educando surdo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.