DIREITO À EDUCAÇÃO AOS JOVENS E ADULTOS NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.57801Palavras-chave:
Covid-19. Currículo. Direito. Educação de jovens e adultos. Pandemia.Resumo
Este artigo analisa as ações realizadas na Pandemia do vírus SARS-CoV-2, COVID-19 por diferentes instituições educacionais do Estado do Rio de Janeiro, como estratégias para assegurar o direito à educação e a garantia do respeito as especificidades dos jovens e adultos, conforme prevê as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia prioriza a pesquisa documental, com base na legislação vigente para a modalidade. Para análise, elegemos aportes teóricos de referência no campo educacional da EJA. Ademais, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa em plataformas digitais. O período da realização da pesquisa ocorreu de março a agosto de 2020. Dos resultados, compreendeu-se que o direito à educação ainda que sob bases legais e garantia constitucional, revelou-se na Pandemia de COVID-19 sob a forma de direito fraturado e aprofundamento das desigualdades sociais, educacionais e tecnológicas dos jovens e adultos brasileiros. Os temas abordados nos webinários, lives e mesas redondas foram de suma importância para situar a visibilidade da EJA em contextos de crise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.