v. 17 (2021)

					Visualizar v. 17 (2021)
Publicado: 2021-02-28

ethical implications of practicing philosophy with children and adults: irony, misogyny and narcissism on debate

  • algumas implicações éticas de praticar filosofia com crianças e adultos

    david kennedy, walter omar kohan
    01 - 16
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.61025
  • o facilitador como auto-liberador e possibilitador: responsabilidade ética em comunidades de investigação filosófica

    arie kizel
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.53450
  • mantenho meu chapéu cultural: explorando uma filosofia "habilitadora da cultura" para / com a prática infantil

    peter paul elicor
    01 - 18
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.54161
  • a que convida o convite ao filosofar?

    vanise dutra gomes, paula alexandra vieira
    01 - 18
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.54168
  • bem debaixo de nossos narizes: o adiamento da igualdade política das crianças e o agora

    joanna haynes, karin murris
    01 - 21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55060
  • educação filosófica baseada no lugar: reconstruindo o "lugar", reconstruindo a ética

    simone thornton, mary graham, gilbert burgh
    01 - 29
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.54696
  • ironia e pensamento cuidadoso em filosofia com crianças

    félix garcía-moriyón
    01 - 22
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.54181
  • sobre nascimentos e partos: derivas ético-política da figura do “proffesor-parteiro" na filosofia com/ para crianças.

    julian macias
    01 - 21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.54415

infâncias e necropolítica: outros possíveis

  • pensar outros possíveis entre infâncias e necropolíticas

    ellen lima souza, alexandre filordi carvalho
    01 - 18
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.59100
  • a infância e o (in)dizível: poder ubuesco, resistência e a possibilidade da justiça

    eduardo rezende melo, flavia inês schilling
    01 - 27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56126
  • dar infância a infância. notas para uma política e poética do tiempo

    carlos skliar, daniel brailovsky
    01 - 21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56316
  • necropolítica, governo sobre as infâncias negras e educação do rosto

    divino josé da silva, jonas rangel de almeida, pedro angelo pagni
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56149
  • O erê e o devir-criança negro: outros possíveis em tempos necropolíticos

    alexandre filordi carvalho, ellen de lima souza
    01 - 28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56331
  • do poder disciplinar ao biopoder à necropolítica: a criança negra em busca de uma infância descolonizada

    nilma lino gomes, cristina teodoro
    01- 31
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56340
  • sobrevida da infância surda numa sociedade centrada na língua oral: o caso covid-19 e a viralização da libras

    vanessa regina de oliveira martins
    01 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56076
  • the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil

    valter roberto silvério
    01 - 27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.58430
  • à prova de balas? necroinfâncias cariocas, violência de estado e filosofias da rua

    diego dos santos reis
    01 - 19
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.61331

artigos

  • o que podemos no encontro com a infância? um convite a um olhar heterotópico

    letícia de lima borges, eliana da costa pereira de menezes
    01 - 28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.62845
  • existe uma forma de cidadania específica da filosofia para crianças?

    clarisse leseigneur
    01 - 18
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55786
  • teatro fórum encontra com a filosofia para / com crianças: explorando fisicamente situações desafiadoras na comunidade de investigação filosófica

    zach dewitt, emi kingan
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.53904
  • música, autismo e diferenças: a representação como violência em levinas e deleuze

    stephan malta oliveira, luísa azevedo damasceno, nathalie emmanuelle hofmann, letícia azevedo damasceno, cecília albuquerque reynaud schaefer, alba cristina martins da silveira
    01 - 18
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56160
  • cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de portugal e brasil

    tiago almeida, luciano bedin costa
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56968
  • ‘ver’ com / no mundo: tornar-se pequeno

    theresa magdalen giorza, karin murris
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.53695
  • a noção de fink de brincar no contexto da investigação filosófica com crianças.

    georgios petropoulos
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56494
  • de chrónos à aión – onde habitam os tempos da infância?

    janice débora de alencar batista araújo, rebeka rodrigues alves da costa, ana maria monte coelho frota
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56866
  • devir-professor brasileiro em tempos de pandemia

    meirilene dos santos araújo barbosa, laís helena garcia, ana maria monte coelho frota
    01 - 18
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.57915
  • fabulate ergo sum: a criação, o currículo e o cuidado com a vida

    steferson zanoni roseiro
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.56906
  • a autenticidade como ideal inarticulado no discurso contemporâneo sobre boas infâncias

    luiz miranda
    01 - 28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55770
  • atrever-se a uma escrita infantil: a infância como abrigo e refúgio

    walter omar kohan, magda costa carvalho
    01 - 30
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.59827
  • diálogos filosóficos sobre os cuentos de fadas de hans christian andersen. um estudo de caso de manuais de fpc

    caroline schaffalitzky, anne klara bom
    01 - 19
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.54386
  • o que dizem os livros didáticos de história sobre a infância? análise de textos escolares chilenos

    humberto álvarez sepúlveda
    01 - 32
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.62884
  • spinoza sobre os niños e a infância

    noa lahav ayalon
    01 - 19
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.59537
  • a aprendizagem das matemáticas desde filosofia para/com crianças

    yuli piracoca hernández, liliana andrea mariño díaz
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.58661
  • experiências de crianças em diálogos filosóficos online

    caroline schaffalitzky, søren sindberg jensen, frederik schou-juul
    01 - 27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.60940
  • o círculo de histórias como uma prática de investigação democrática e crítica

    natalie m. fletcher, maughn rollins gregory, peter shea, ariel sykes
    01 - 42
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.55722
  • o poder a partir da perspectiva de foucault e a prática de filosofia com crianças na escola

    ana corina salas
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.61947
  • o papel da dúvida na investigação filosófica colaborativa com crianças

    elizabeth jean fynes-clinton, peter renshaw
    01 - 31
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.59436

experiências

resenhas