teatro fórum encontra com a filosofia para / com crianças: explorando fisicamente situações desafiadoras na comunidade de investigação filosófica
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.53904Palavras-chave:
fórum de teatro, filosofia para / com crianças, teatro do oprimido, corporalidade, educação teatral.Resumo
Este artigo apresenta as práticas teatrais de Augusto Boal, especificamente o teatro fórum, ao movimento Filosofia para/com Crianças FpcC. Ao conectar a pedagogia de Boal com FpcC, mostramos como as técnicas de teatro-fórum podem capacitar crianças participantes a se envolver fisicamente em Comunidades de Investigação Filosófica [CIFs] centradas em situações desafiadoras que elas vivenciam. Para fazer isso, apresentamos e resumimos aspectos da pedagogia de Boal, incluindo seus insights teóricos e estruturas metodológicas, com extensa referência a seu livro Teatro do Oprimido. Seguimos com uma discussão sobre algumas das conexões entre o movimento Teatro do Oprimido e o FpcC; especificamente, olhamos para as concepções semelhantes que ambos movimentos tem entre o eu e a comunidade, e o papel metodológico semelhante de estímulos e facilitadores. Terminamos expondo várias maneiras pelas quais os profissionais de teatro e educadores usaram o teatro fórum com crianças e sugerimos como os facilitadores do FpcC podem utilizar os métodos de Boal dentro da CIF. Argumentamos que o trabalho de Boal oferece ferramentas metodológicas e percepções teóricas que podem complementar o movimento FpcC, criando espaços mais corporais, criativos e inclusivos para o envolvimento filosófico. Por fim, afirmamos que a unificação desses dois movimentos tem muito a contribuir para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas no FpcC. Assim, fazemos um chamado por mais pesquisas sobre os métodos de Boal, bem como outras práticas de teatro participativo, na prática do CPI.
Downloads
Referências
Babbage, F. (2018). Augusto Boal. Routledge.
Boal, A. (1992). Games for Actors and Non-Actors (A. Jackson, Trans.). Routledge.
Boal, A. (2008). Theatre of the Oppressed (C. A. McBride, M.-O. L. McBride, & E. Fryer, Trans.). Pluto Press.
Brett-MacLean, P., Yiu, V., & Farooq, A. (2012). Exploring Professionalism in Undergraduate Medical and Dental Education through Forum Theatre. Journal for Learning through the Arts: A Research Journal on Arts Integration in Schools and Communities, 8(1). http://escholarship.org/uc/item/50p2s33s
Chan, Y.-L. J., & Chan, B. Y. Y. (2015). Applying Forum Theatre as a Community Design Method: A Collaboration Between Landscape Architecture and Theatre Education.
P-e-r-f-o-r-m-a-n-c-e, 2(1–2). http://www.p-e-r-f-o-r-m-a-n-c-e.org?p=3456
de Bruyn, A. D. (2018). Educating the Philosophical Imagination [Degree of Masters]. Columbia University.
Desai, S. R. (2017). Utilizing Theatre of the Oppressed Within Teacher Education to Create Emancipatory Teachers. Multicultural Perspectives, 19(4), 229–233. https://doi.org/10.1080/15210960.2017.1347875
D’Olimpio, L., & Teschers, C. (2015). Playing with philosophy: Gestures, performance, P4C and an art of living. Conference for The Philosophy of Education Society of Australasia (PESA).
Dwyer, P. (2005). “Theoria Negativa”: Making Sense of Boal’s Reading of Aristotle. Modern Drama, 48(4), 635–658. http://dx.doi.org/10.3138/md.48.4.635
Freire, P. (2000). Pedagogy of the Oppressed (M. B. Ramos, Trans.). Bloomsbury Academic, an imprint of Bloomsbury Publishing Inc.
Gardner, S. (2017). Human Agency: Its Pedagogical Implications. International Journal of Applied Philosophy. https://doi.org/10.5840/ijap20181485
Gourd, K. M., & Gourd, T. Y. (2011). Enacting Democracy: Using Forum Theatre to Confront Bullying. Equity & Excellence in Education, 44(3), 403–419. https://doi.org/10.1080/10665684.2011.589275
Gregory, M. R. (2007). A Framework for Facilitating Classroom Dialogue. Teaching Philosophy, 30(1), 59–84. https://doi.org/10.5840/teachphil200730141
Hall, D. (2003). Philosophy, Power and Performance. Analytic Teaching, 22(2), 136–155. https://journal.viterbo.edu/index.php/at/article/view/762?fbclid=IwAR2QqCqN9tIkyNS-rabQOC-RyC_Wwq4SaLi1i0Xl4sVEhErrb82b1BaWHDk
Hamel, S. (2015). Translation between Academic Research, Community and Practice: A Forum Theatre Process. Canadian Journal of Action Research, 16(3). htt://journals.nipissingu.ca/index.php/cjar/article/view/226ps
Hammond, N. (2015). Forum Theatre for Children: Enhancing Social, Emotional and Creative Development. Trentham Books.
Kohan, W. O. (2018). Paulo Freire and Philosophy for Children: A Critical Dialogue. Studies in
Philosophy & Education, 37, 615–629. https://doi.org/10.1007/s11217-018-9613-8
Lipman, M. (1992). Thinking in Education. Cambridge University Press.
Lipman, M., Sharp, A. M., & Oscanyan, F. S. (1980). Philosophy in the Classroom (2nd ed.). Temple University Press.
Ludwig, T. (2012). Just Kidding. CNIB.
Preston-Roedder, E. (2020). What Can Philosophy Learn from Improvisational Theater? Precollege Philosophy and Public Practice, 2, 18-35. https://doi.org/10.5840/p420204112
Reason, M. (2008). Thinking Theatre: Enhancing children’s theatrical experiences through philosophical enquiry. Childhood & Philosophy, 4(7), 115–145. http://ray.yorksj.ac.uk/id/eprint/913/
Rice, M., Newell, A., & Morgan, M. (2007). Forum Theatre as a requirements gathering methodology in the design of a home telecommunication system for older adults. Behaviour & Information Technology, 26(4), 323–331. https://doi.org/10.1080/01449290601177045
Schertz, M. (2007). Avoiding ‘passive empathy’ with Philosophy for Children. Journal of Moral Education, 36(2), 185–198. https://doi.org/10.1080/03057240701325308