n. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

					Visualizar n. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
Publicado: 2024-04-30

Apresentação

  • Epistemologias e praxiologias decoloniais nos estudos de línguas/linguagens e na educação linguística

    Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Kléber Aparecido da Silva, Leketi Makalela
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84020

Dossiê 48: Epistemologias e praxiologias decoloniais nos estudos de línguas/linguagens e na educação linguística

  • A invenção da língua e suas maquinações: educação linguística, colonialidade e racismo

    Nicolas Santos, Gabriel Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.83215
  • Projetos de letramento: praxiologias decoloniais para formação antirracista de professores de línguas

    Bruna Carolini Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.83176
  • Variedades linguísticas do guineense: por um debate crítico sobre educação linguística em Guiné-Bissau

    Sabrina Rodrigues Garcia Balsalobre, Alfa dos Santos Silom
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.82778
  • A pedagogia decolonial e a interculturalidade crítica: reflexões sobre o ensino de português como língua adicional no contexto multilíngue e multicultural da Guiné-Bissau

    Fidel Quessana M'bana, Anair Valênia Martins Dias
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.83123
  • Decolonizar as diretrizes curriculares e educacionais: repensando o ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para pessoas surdas

    Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros, Valéria Campos Muniz, Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.82938
  • Decifra-me ou te devoro? A experiência para a transgressão dos sentidos em torno da avaliação da aprendizagem no ensino superior

    Valdeni da Silva Reis
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.83200
  • Literaturas indígenas na escola: uma janela para desobediência epistêmica

    Ivonete Nink Soares, Patrícia Graciela da Rocha
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.83201
  • O rap de autoria indígena: descolonizando currículos e saberes nas aulas de língua portuguesa

    Marcela Martins de Melo Fraguas
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.83355
  • Vai na fé: teledramaturgia na sala de aula para (re)construir a (eco)democracia brasileira

    Simone Batista da Silva, Andrea Antonieta Cotrim Silva
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2024.83007