A pedagogia decolonial e a interculturalidade crítica: reflexões sobre o ensino de português como língua adicional no contexto multilíngue e multicultural da Guiné-Bissau

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2024.83123

Abstract

Este artigo objetiva apresentar e propor reflexões sobre o ensino do português como língua adicional (PLA), à luz da pedagogia decolonial e da interculturalidade crítica, no contexto da diversidade linguística e cultural da Guiné-Bissau, como forma de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino guineense e sua adequação ao perfil linguístico e cultural do alunado. Teoricamente, o trabalho está apoiado nos estudos da pedagogia decolonial e a interculturalidade crítica (WALSH, 2018; OLIVEIRA; CANDAU, 2010), entre outros. No que diz respeito ao ensino de língua portuguesa (ANTUNES, 2003; MENDES, 2011), reflete-se sobre o ensino contextualizado de gramática e da formação de professores no contexto intercultural e multilíngue. A metodologia da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. No bojo dessas reflexões, parece emergir que o ensino da língua adicional, numa perspectiva da pedagogia decolonial e da interculturalidade crítica, pode contribuir com a valorização da realidade cultural e linguística dos alunos, bem como com um ensino reflexivo-crítico que forma cidadãos aptos a responderem as demandas de uma sociedade local e globalizada, cuja dinâmica exige o desenvolvimento da competência e habilidade de falar, negociar e tomar decisões adequadas ao contexto no qual o sujeito está inserido. 

Palavras-chave: Ensino da língua. Pedagogia decolonial. Interculturalidade crítica.

Biografie autore

Fidel Quessana M'bana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLet/UFRGS). Mestre em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Catalão (PPGEL/UFCAT), com estudos sobre o ensino de Português como Língua Adicional (PLA) no contexto da diversidade linguística e cultural. Licenciado em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com experiência em Análise Crítica do Discurso e Linguística Aplicada. Foi bolsista voluntário do Grupo de Estudo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (GEAFRICANAS/UNILAB) - associado ao Projeto de Pesquisa Literatura, Neocolonialismo e Resistência nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PROPPG 2018/2019). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2019/2020) e professor de língua crioula e culturas guineenses do Projeto de Extensão Curso de Línguas e Culturas Crioulas vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão de Línguas Estrangeiras e Portuguesa (Pibelpe/Proex - UNILAB). Ex-bolsista do Núcleo de Línguas, vinculado ao Instituto de Linguagens e Literaturas da UNILAB (NucLi/ILL/UNILAB), área: Português como Língua Estrangeira/Adicional (PLE/PLA - 2020), e ex-bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, Políticas Linguísticas e ensino de línguas. Atualmente, desenvolve a pesquisa sobre o ensino do Português como Língua Adicional (PLA) no contexto multilíngue e multicultural da Guiné-Bissau, na perspectiva de abordagem dos gêneros do discurso, dos multi/letramentos e das práxis decoloniais. Cursando a Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Anair Valênia Martins Dias, Universidade Federal de Catalão

Pós-doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília-UNB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Professora Adjunta do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (IEL/UFCAT). Coordenadora do GEGDEL-Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas. Membro da American Organization of Teachers of Portuguese-AOTP. Membro da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira-SIPLE. Doutora pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, no programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, área de concentração em Linguagem e Tecnologias, com linha de pesquisa em Linguagem, Ensino e Mediação Tecnológica (2013). Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU, área de concentração em Linguística e Linguística Aplicada (2005). Atua na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, desenvolvendo pesquisas principalmente com os seguintes temas: Língua Portuguesa como Língua Estrangeira-PLE, Multiletramentos, Multissemioses, Formação de Professores, Linguística Aplicada, Educação a Distância, Gêneros Discursivos e Análise do Discurso. Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa MULTISSEMIOSES, MULTILETRAMENTOS E MULTICULTURALISMOS NA CONSTITUIÇÃO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: INTERFACES TEÓRICO-PRÁTICAS e investiga questões relacionadas à constituição e ensino dos gêneros cânones e digitais, ensino de língua e gênero, tecnologia no ensino de língua. Foi coordenadora dos processos de formação continuada das áreas de Língua Portuguesa e Literatura da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia.

Pubblicato

2024-04-30

Fascicolo

Sezione

Dossiê 48: Epistemologias e praxiologias decoloniais nos estudos de línguas/linguagens e na educação linguística