Decifra-me ou te devoro? A experiência para a transgressão dos sentidos em torno da avaliação da aprendizagem no ensino superior

Autores

  • Valdeni da Silva Reis Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2024.83200

Resumo

Não raras vezes, encontramos, no processo de avaliação da aprendizagem de nossos programas de formação de professores (de línguas), uma atmosfera de medo e injustiças que precisa ser discutida, problematizada e transgredida. O presente trabalho objetiva discutir os efeitos de sentidos presentes nos dizeres de alunos da licenciatura e da especialização em língua inglesa, relativos ao contato com práticas e instrumentos de avaliação criados para problematizar e transgredir a colonialidade do poder (QUIJANO, 2010), massivamente presente em processos avaliativos. Para tanto, discutiremos práticas e instrumentos avaliativos utilizados tanto em um curso da graduação, quanto em um curso da pós-graduação lato sensu. Acionando conceitos importantes no campo da avaliação da aprendizagem e da (de)colonialidade, jogamos luz sobre a discussão em torno do conceito experiência (LARROSA, 2016; 2018), como possibilidade para que novas práticas ganhem espaço nos processos avaliativos de nossas escolas. Os resultados indicam que, com o olhar sobre os sujeitos de tais processos, na dinâmica do ser-saber-fazer, é que novas histórias serão contadas.

Biografia do Autor

Valdeni da Silva Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta (Linguística Aplicada - Inglês) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Linguística Aplicada também pela UFMG. Pelo período de um ano (2009-2010) desenvolvi minha pesquisa e participei de outras pesquisas ligadas à aprendizagem e ao ensino como Pesquisadora Visitante na School of Teaching and Learning / College of Education and Human Ecology - The Ohio State University (OSU) - EUA (Bolsista CAPES PDEE). Investigo o ensino-aprendizagem de inglês como LE em uma Unidade Socioeducativa para adolescentes em conflito com a lei. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em ensino-aprendizagem de LE - Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de diários/journals; reflexão; análise de discurso; formação de professores; formação continuada; estrangeirismos; reestruturação da prática pedagógica; representações, ensino de inglês para alunos em privação de liberdade.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Dossiê 48: Epistemologias e praxiologias decoloniais nos estudos de línguas/linguagens e na educação linguística