Decifra-me ou te devoro? A experiência para a transgressão dos sentidos em torno da avaliação da aprendizagem no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2024.83200Resumen
Não raras vezes, encontramos, no processo de avaliação da aprendizagem de nossos programas de formação de professores (de línguas), uma atmosfera de medo e injustiças que precisa ser discutida, problematizada e transgredida. O presente trabalho objetiva discutir os efeitos de sentidos presentes nos dizeres de alunos da licenciatura e da especialização em língua inglesa, relativos ao contato com práticas e instrumentos de avaliação criados para problematizar e transgredir a colonialidade do poder (QUIJANO, 2010), massivamente presente em processos avaliativos. Para tanto, discutiremos práticas e instrumentos avaliativos utilizados tanto em um curso da graduação, quanto em um curso da pós-graduação lato sensu. Acionando conceitos importantes no campo da avaliação da aprendizagem e da (de)colonialidade, jogamos luz sobre a discussão em torno do conceito experiência (LARROSA, 2016; 2018), como possibilidade para que novas práticas ganhem espaço nos processos avaliativos de nossas escolas. Os resultados indicam que, com o olhar sobre os sujeitos de tais processos, na dinâmica do ser-saber-fazer, é que novas histórias serão contadas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La aprobación de los artículos implica la concesión inmediata y sin coste de los derechos de publicación en esta revista. Los autores autorizan al Programa de Posgrado en Letras y Lingüística (PPLIN) a reproducirlos y publicarlos en la revista SOLETRAS, comprendiendo los términos “reproducción” y “publicación” según la definición del artículo 5º de la ley 9610/98. Los autores seguirán teniendo los derechos de autor en publicaciones posteriores.Se podrá acceder al artículo a través de la red mundial de ordenadores(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), siendo permitidas, a título gratuito, la consulta y la reproducción del ejemplar del artículo para elpropio uso del interesado.Casos de plagio o de cualquier ilegalidad en los textos presentados son responsabilidad exclusiva de sus autores.
