Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Indexadores
Template para Submissão
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 20 n. 56 (2019): Universidade e Democracia: para quê? para quem?
v. 20 n. 56 (2019): Universidade e Democracia: para quê? para quem?
Publicado:
26-03-2019
Editorial
EDITORIAL
Inês Barbosa de Oliveira, Jane Paiva, Rafael Marques Gonçalves
1-2
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.41023
Potencial Transformador do Ensino Superior em Cabo Verde
Luís Rodrigues
11-35
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.39734
UNIVERSIDADE E DEMOCRACIA: PARA QUÊ? PARA QUEM?
Leonardo Nolasco-Silva, Adelia Miglievich Ribeiro
3-10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.40242
O Ensino Universitário no Pensamento de Gilberto Freyre
Amurabi Oliveira
36-50
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.39797
A importância do pensamento e dos fazimentos do intelectual Darcy Ribeiro.
Silvio Claudio Souza, Carla Zottolo Souza
51-67
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.39611
De volta ao “terceiro milênio”: círculos sociais na construção da UENF em Campos dos Goytacazes
Glauber Matias
68-84
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.39731
A UNILA e a integração: miragem latina, horizonte neoliberal ou disputas contínuas?
Roberta Sperandio Traspadini, Leo Valdez
85-112
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.39723
A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Vittorio Oliveira Lo Bianco, Lia Faria
113-132
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.39784
ENTRE COMEMORAÇÕES, TENSÕES E CONSTRANGIMENTOS: INGRESSO NA UNIVERSIDADE PELO SISTEMA DE COTAS
Andréa Bayerl Mongim, Osvaldo Martins Oliveira
133-152
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.39082
A potência da universidade como espaço de construção de si e de um agir sobre o mundo
Manuela Vieira Blanc, Barbara Vitor de Aquino e Souza
153-170
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.39633
AUTONOMIA DISCENTE NA UNIVERSIDADE: METODOLOGIAS ATIVAS E A CIBERCULTURA
Patrícia Lupion Torres, Virginia Bastos Carneiro, Rui Trindade Fernandes
171-187
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.39666
Entrevista
Entrevista com Gaudêncio Frigotto: Nossa tarefa agora é recuperar a ‘Universidade Necessária’, a universidade que tenha o conhecimento como direito universal”
Leonardo Nolasco-Silva, Adelia Adelia Miglievich Ribeiro
188-199
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.40243
Resenhas
RESENHA: Darcy Ribeiro: Educação como prioridade. Lúcia Velloso Maurício (Org.). São Paulo: Global, 2018.
Estevao Rafael Fernandes
200-202
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.39754
Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias
Elton Oliveira de Moura, Rafael Ferreira de Souza Honorato, Ramon Olímpio de Oliveira, Maria Zuleide da Costa Pereira
203-213
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.38727
Artigos de Demanda Contínua
‘Sábados com Deleuze’: imagens na escrita e escrever pelo Fora entre arte, pesquisa e educação
Cristian Poletti Mossi, Marilda Oliveira de Oliveira
214-230
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.33278
O GRUPO THE MANIFEST: (RE)INVENTANDO O HIP HOP
Bóris Ximendes Bonfanti
231-248
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.34136
Diálogos interculturais e as potencialidades da lei 11.645-08: outros espaços de aprendizagens, outras leituras de mundo
Maria de Fátima Barbosa da Silva
249-264
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.33073
O cotidiano das aulas de Educação Física na Educação Infantil: os brinquedos em cena.
João Augusto Galvão Rosa Costa, Dinah Vasconcellos Terra
265-280
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.33110
EDUCAÇÃO ESCOLAR E INTERCULTURALIDADE: A INSERÇÃO DO ALUNO INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO EM BOA VISTA – RR
Claudina Miranda Silva, Selma Maria Cunha Portela, Maristela Bortolon de Matos
281-295
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.34105
O currículo para além da organização das experiências e do planejamento
Alexandre Augusto Souza
296-306
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.32773
A PRÁTICA DOS ENVELOPES FREINETIANOS COM OS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Marcio Bernardino Sirino
307-321
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.34499
O periódico Teias como espaço de produção no campo da educação, currículo e formação docente
Terezinha Maria Schuchter, Juliana Paoliello, Nilcea Elias Rodrigues Moreira
322-345
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.33464
ARTICULAÇÕES ENTRE O BANCO MUNDIAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415 DE 2017)
Gilberto Nogara Junior
346-361
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.35220
Avaliação Neoliberal e Avaliação Contra-Hegemônica
José Eustáquio Romão
362-374
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.36167
HOMENS QUE TRANSFORMAM A CIDADE QUE TRANSFORMA OS HOMENS: O CASO DE CURITIBA
Marina Marini Mariotto Belotto, Pura Lúcia Oliver Martins
375-397
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.34135
O DESEMPENHO ESCOLAR NA VOZ DOS ATORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CATARINENSES
Aline Dallazem, Vera Rejane Coelho
398-417
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.34205
LIBERALISMO, ESTADO, COLONIALISMO E EDUCAÇAO: INTERFACES COM O PASSADO E AS LIÇÕES PARA A ATUALIDADE
Anselmo Alencar Colares, Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares, Maria José Pires Barros Cardozo
418-435
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.40244
A CRIANÇA NAS I/MA(R)GENS DE INFÂNCIA: DA (IN)VISIBILIDADE AO PROTAGONISMO SOCIAL
Fernanda Mendes Cabral, Adelaide Alves Dias
436-462
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.34534
“Quem quer ficar com ele?”: a trajetória de uma exclusão escolar./ "Who wants to stay with him?": The story of a school exclusion. / "¿Quién quiere quedarse con él?": La trayectoria de una exclusión escolar.
Mirtes Aparecida dos Reis Guimarães, Eduardo Simonini
463-474
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.38986
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: análise do Projeto Professor Diretor de Turma
Jean Mac Cole Tavares Santos, Brena Kesia Costa Pereira
475-490
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.35624
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários