A EXPERIÊNCIA DO CONSÓRCIO CEDERJ E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2019.39784Palavras-chave:
EaD, Cederj, Darcy RibeiroResumo
A proposta deste trabalho é refletir, a partir dos estudos de Darcy Ribeiro em 'A Universidade Necessária' (1991) em diálogo com outros autores contemporâneos, sobre o lugar da modalidade 'Educação a Distância' na ampliação da oferta educacional de nível superior no Estado do Rio de Janeiro. Para isso, analisamos a trajetória do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) e sua conexão com o pensamento-ação de Darcy Ribeiro – entusiasta da EaD num tempo em que a modalidade ainda não era considerada no âmbito das políticas públicas de educação. Ao traçar as linhas gerais dos caminhos e descaminhos do Cederj, indagamos sobre os desafios que se apresentam e sublinhamos sua potência enquanto via de acesso ao ensino superior por milhares de estudantes.
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