ARTICULAÇÕES ENTRE O BANCO MUNDIAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415 DE 2017)

Autores

  • Gilberto Nogara Junior Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.35220

Palavras-chave:

Ensino Médio, Lei nº 13.415 de 2017, Banco Mundial

Resumo

Este artigo é o resultado de análise do documento Aprendizagem para Todos: Investir nos Conhecimentos e Competências das Pessoas para Promover o Desenvolvimento. Estratégia 2020 para a Educação do Grupo Banco Mundial (BANCO MUNDIAL, 2011) e da Lei nº 13.415 de 2017 (BRASIL, 2017). Defendemos que a reforma do ensino médio é uma política de Estado coadunada as prescrições dos organismos multilaterais e alinhada as transformações no mundo do trabalho no atual estágio do capitalismo. Deste modo, nosso esforço é demonstrar neste artigo estes dois movimentos: as articulações entre o Banco Mundial e o Estado brasileiro na reforma do ensino médio e a relação trabalho e educação subjacente a este processo.

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Publicado

26-03-2019

Como Citar

JUNIOR, Gilberto Nogara. ARTICULAÇÕES ENTRE O BANCO MUNDIAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415 DE 2017). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 56, p. 346–361, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.35220. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/35220. Acesso em: 7 nov. 2024.