O currículo para além da organização das experiências e do planejamento

Autores

  • Alexandre Augusto Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Programa de Pós-Graduação em Educação).

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.32773

Palavras-chave:

Currículo, Conhecimento, Diferença

Resumo

O tema deste artigo é o currículo e o debate proposto trata o currículo como política e poder, para além de uma perspectiva circunscrita à organização das experiências, do conhecimento e do planejamento escolar. A pesquisa bibliográfica foi adotada como caminho de investigação. Debate realizado a partir da perspectiva pós-fundacional. Perspectiva que compreende a política como articulações abertas, não determinantes, com muitos pontos nodais, instáveis e propícias a constantes contingências. Argumenta-se o currículo como constituinte e componente de disputas, imerso em um jogo difuso, incerto e com múltiplos participantes, discursivo, performático e antagônico, onde a diferença é tornada fronteira nomeada e vigiada.

Biografia do Autor

Alexandre Augusto Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Programa de Pós-Graduação em Educação).

Graduado em Design Gráfico (Unesa) e em Pedagogia (Uerj). Mestrando em educação (Uerj).

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Publicado

26-03-2019

Como Citar

SOUZA, Alexandre Augusto. O currículo para além da organização das experiências e do planejamento. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 56, p. 296–306, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.32773. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/32773. Acesso em: 15 jan. 2025.

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