AUTONOMIA DISCENTE NA UNIVERSIDADE: METODOLOGIAS ATIVAS E A CIBERCULTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.39666

Palavras-chave:

autonomia discente, ambiente educacional democrático, metodologias ativas.

Resumo

O presente artigo trata da autonomia discente em John Dewey e sua atualidade na prática das metodologias ativas no cenário educacional contemporâneo e na participação ativista em rede. O tema “Autonomia discente na universidade: metodologias ativas e a cibercultura” teve como objetivo geral refletir a perspectiva do desenvolvimento de um aluno autônomo com o aprender. Dentre os autores pesquisados estão TORRES, HILU, SIQUEIRA (2015); TRINDADE (2012).  Pôde-se inferir que nas metodologias ativas hoje aplicadas em sala de aula, encontram-se pressupostos de autonomia discente em Dewey, na medida em que a valorização do aluno como centro do aprendizado no trabalho em grupos, além do trabalho individual, é estimulada em ambiente educacional democrático.

Palavras-chave: autonomia discente; ambiente educacional democrático; metodologias ativas.

Biografia do Autor

Virginia Bastos Carneiro, PUC - Pontifícia Universidade Católica

Educação - Tecnologia

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Publicado

26-03-2019

Como Citar

LUPION TORRES, Patrícia; CARNEIRO, Virginia Bastos; TRINDADE FERNANDES, Rui. AUTONOMIA DISCENTE NA UNIVERSIDADE: METODOLOGIAS ATIVAS E A CIBERCULTURA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 56, p. 171–187, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.39666. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/39666. Acesso em: 26 mar. 2025.