A potência da universidade como espaço de construção de si e de um agir sobre o mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.39633

Palavras-chave:

política de permanência, coletivo estudantil, neoliberalismo

Resumo

Resumo: Este trabalho busca, a partir de uma problematização acerca dos atravessamentos neoliberais nas Instituições de Ensino Superior (IES) e da análise de dados obtidos em duas pesquisas, realizadas individualmente por suas autoras, refletir sobre a potência da universidade como espaço de construção de si, contexto de subjetivação e de atuação política. O destaque que a educação superior tem nesse cenário neoliberal é pontuado por atravessamentos de crises, conflitos e contradições. Deste modo, a Universidade acaba não dando conta de exercer o seu papel na formação de cidadãos. Ao mesmo tempo, os dados aqui analisados apontam que no cotidiano de convívio entre os estudantes e com as suas IESs o potencial de ampliação da experiência universitária se consolida, potencializa e extravasa.

 

Biografia do Autor

Manuela Vieira Blanc, Universidade Vila Velha

Bacharel e Mestre em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), respectivamente, e doutora em Sociologia Politica pela UENF, com doutorado sanduiche na Univerrsité de Paris Nanterre, é atualmente professora da Universidade Vila Velha, aonde atua como professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política e coordenadora do  Cep 29: Núcleo capixaba de estudos da experiência humana em meio urbano.

Barbara Vitor de Aquino e Souza, Universidade Vila Velha

Bacharel em Psicologia pela Universidade Vila Velha, membro do  Cep 29: Núcleo capixaba de estudos da experiência humana em meio urbano.

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Publicado

26-03-2019

Como Citar

BLANC, Manuela Vieira; SOUZA, Barbara Vitor de Aquino e. A potência da universidade como espaço de construção de si e de um agir sobre o mundo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 56, p. 153–170, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.39633. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/39633. Acesso em: 18 mar. 2025.