Avaliação Neoliberal e Avaliação Contra-Hegemônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.36167

Palavras-chave:

Avaliação, Aprovação, Reprovação, Inclusão, Exclusão

Resumo

Este texto trata da avaliação nas suas diversas modalidades (institucional, de desempenho e da aprendizagem), centrando-se, porém na avaliação da aprendizagem, contextualizando-a nos sistemas educacionais brasileiros, que tem desenvolvido uma “cultura da reprovação” na Educação Básica e uma “cultura da aprovação automática” na Educação Superior. Aborda ainda os processos avaliativos na perspectiva da inclusão/exclusão, ainda que rechace as tipologias dualistas.

Biografia do Autor

José Eustáquio Romão, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

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Graduado em História e Doutorado em Educação (1996), pela USP. Diretor fundador do Instituto Paulo Freire e Diretor e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado e Mestrado), na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professor visitante de várias universidades estrangeiras. Foi conselheiro do Conselho Nacional de Educação (2013-2016). Autor de mais de dez livros, dos quais se destacam Avaliação dialógica (1998); Dialética da diferença (2000) e Sistemas Municipais de Educação (2010); e de dezenas de  capítulos de livros e quase uma centena de artigos publicados em resvistas científicas nacionais e estrangeiras.

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Publicado

26-03-2019

Como Citar

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Neoliberal e Avaliação Contra-Hegemônica. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 56, p. 362–374, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.36167. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/36167. Acesso em: 2 maio. 2025.