O GRUPO THE MANIFEST: (RE)INVENTANDO O HIP HOP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.34136

Palavras-chave:

Cultura, Hip Hop, Globalização, Identidades juvenis.

Resumo

 

O artigo surge de um Estudo de Caso desenvolvido na cidade de Bagé (RS), no ano de 2016, acerca da temática “Identidades juvenis e as novas configurações sociais do Hip Hop no contexto da globalização de mercado”. A análise das práticas discursivas e não discursivas de jovens integrantes do Grupo The Manifest que participaram da pesquisa indicaram descontinuidades quanto à compreensão das novas tecnologias como fator de visibilidade social e cultural e regularidades quanto à necessidade de manter certas tradições da cultura Hip Hop, evidenciando efeitos híbridos. A dança se constitui numa prática de resistência ao preconceito presente na região fronteiriça gaúcha. É nesse jogo de forças que o Hip Hop se constitui como arte da existência.

 

Biografia do Autor

Bóris Ximendes Bonfanti, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA/Campus Bagé (2013). Especialização em Educação e Diversidade Cultural pela Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA/Campus Bagé (2017). Membro do Grupo de Pesquisa Philos Shopias, na Linha de Pesquisa Educação e Filosofias Contemporâneas. Temas de estudo e pesquisa: juventudes, diversidade cultural, educação matemática.

Downloads

Publicado

26-03-2019

Como Citar

Bonfanti, B. X. (2019). O GRUPO THE MANIFEST: (RE)INVENTANDO O HIP HOP. Revista Teias, 20(56), 231–248. https://doi.org/10.12957/teias.2019.34136