Potencial Transformador do Ensino Superior em Cabo Verde

Autores

  • Luís Rodrigues Universidade de Santiago

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.39734

Palavras-chave:

Ensino Superior. Cabo Verde. Transformação Social.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o potencial transformador que o Ensino Superior poderá ter na sociedade cabo-verdiana. Embora tenha um historial ainda breve, este subsistema de ensino tem mostrado uma forte dinâmica ao longo das últimas décadas em Cabo Verde. Dadas a sua particular relação com a sociedade, urge conhecer como pode modificar algumas estruturas sociais deste país. Tomando os dados oficiais mais recentes como corpus de análise, se avaliam a acessibilidade e equidade do Ensino Superior em Cabo Verde, assim como a sua qualidade e relevância. À luz das funções das universidades propostas por Castells, se defende que as Universidades cabo-verdianas pugnem por valores humanistas, que influenciem as elites por si formadas a instaurarem padrões mais democráticos na sociedade e no mercado de trabalho. Para tal, o Ensino Superior deve mudar para um paradigma transformador do panorama da inovação, pesquisa e desenvolvimento.

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Publicado

26-03-2019

Como Citar

RODRIGUES, Luís. Potencial Transformador do Ensino Superior em Cabo Verde. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 56, p. 11–35, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.39734. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/39734. Acesso em: 2 maio. 2025.