O PODER DAS IMAGENS E SÍMBOLOS - REPERCUSSÕES SÓCIO-HISTÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2018.34081Palavras-chave:
Símbolos. Poder da comunicação. Educação.Resumo
O estudo de perspectiva hermenêutica e dialética aborda o poder de persuasão de imagens e símbolos na produção da identidade social, tomando como base o uso da suástica pelo regime nazista de Hitler. A propaganda nazista simbolizada nas distorções da suástica e no poder do convencimento cumpre funções irracionais de manipulação coletiva travestidas de racionalidade. No texto, apresentamos aspectos da historicidade do símbolo como necessário à compreensão do ser, da cultura e das inter-relações humanas no mundo da vida, para renovar as dimensões pedagógicas, ontológicas e psicológicas. Por fim, problematizamos o poder engenhoso de persuasão dos mecanismos da cultura contemporânea com capacidade de provocar espanto e emoções empáticas para o movimento de alienação social e/ou humanização.Downloads
Publicado
22-12-2018
Como Citar
HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. O PODER DAS IMAGENS E SÍMBOLOS - REPERCUSSÕES SÓCIO-HISTÓRICAS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 55, p. 227–243, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.34081. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/34081. Acesso em: 2 maio. 2025.
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