Produzindo currículos e professores de Ciências na EJA: entre normalizações e deslocamentos
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2018.37559Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Formação de professores, inclusão/exclusãoResumo
Investigamos os discursos que regulam os processos de subjetivação de professores em formação inicial para a atuação na Educação de Jovens e Adultos. Interessa-nos compreender os enunciados produzidos em diferentes contextos discursivos de produção de conhecimentos que normatizam o que podemos pensar sobre a modalidade e seus sujeitos, em processos que incluem e, simultaneamente, excluem os estudantes. Percebemos a produção de um estudante – e de um professor – fora da norma, produzindo efeitos de poder que regulam a produção das subjetividades discentes e docentes. Assim, ao nos referirmos ao estudante jovem e adulto como o cidadão que necessita de estratégias de produção de igualdade, situamos esses estudantes em espaços intermediários entre a inclusão e a exclusão.Downloads
Publicado
22-12-2018
Como Citar
MARSICO, Juliana; FERREIRA, Marcia Serra. Produzindo currículos e professores de Ciências na EJA: entre normalizações e deslocamentos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 55, p. 161–175, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.37559. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/37559. Acesso em: 9 fev. 2025.
Edição
Seção
Inclusão escolar e interrogações curriculares: adaptar, modificar, diferir?
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.