POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E CURRÍCULO: DISPUTAS SOBRE NATUREZA, PERSPECTIVA E ENFOQUE

Autores

  • Rosalba Maria Cardoso Garcia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Helena Michels Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.37239

Palavras-chave:

Currículo, política educacional, educação especial

Resumo

O objetivo central deste artigo é refletir acerca das disputas pelo currículo no bojo das políticas educacionais para a educação especial brasileira. Analisamos documentos de política educacional e produção acadêmica. Distinguimos eixos de análise na organização da educação especial no Brasil: a natureza substitutiva/não substitutiva da educação especial, as perspectivas segregada/integrada/inclusiva e os enfoques assistencial/clínico/educacional. Com recorte temporal a partir dos anos 1970 apreendemos um deslocamento do direcionamento “currículo individualizado” para a “individualização do currículo”.

Biografia do Autor

Rosalba Maria Cardoso Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade federal de Santa Catarina. Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile. Professora da Universidade federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Maria Helena Michels, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Educação pela Universidae Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado pela Universidad de Playa Ancha, Valparaíso, Chile. Professora da Universidade federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

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Publicado

22-12-2018

Como Citar

Garcia, R. M. C., & Michels, M. H. (2018). POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E CURRÍCULO: DISPUTAS SOBRE NATUREZA, PERSPECTIVA E ENFOQUE. Revista Teias, 19(55), 54–70. https://doi.org/10.12957/teias.2018.37239

Edição

Seção

Inclusão escolar e interrogações curriculares: adaptar, modificar, diferir?